Todo mundo concorda que a melhor época do ano, e também a mais esperada é a época das férias, não é mesmo? Bom, dezembro já está chegando e muita gente vai viajar, seja para fora do país, para outra cidade, ou até mesmo para a casa dos avós. Viajar é sempre muito bom, e fotografar faz parte do pacote! Voltamos para casa cheios de memórias boas e fotografias que nos ajudam a contar a história de como foram nossas férias.

Fotografar em viagens é essencial para guardar lembranças dos lugares que visitamos, mas às vezes aquela mesma foto de sempre cansa: você sorrindo, a paisagem logo atrás. Fotografar significa muito mais do que guardar uma imagem. É descobrir novas maneiras de enxergar o mundo, e nada melhor do que fazer isso enquanto estamos do outro lado do mundo, ou mesmo do outro lado do estado, da cidade… Como voltei de férias recentemente, montei algumas  dicas para vocês de como captar o melhor de cada lugar e levar um pedacinho de lá para casa.

PREPARANDO OS ITENS

Se a viagem que você vai fazer é essencialmente turística, quer dizer, se vai viajar para conhecer o lugar, isso incluirá longos dias fora de casa (ou do hotel) e muita, muita caminhada. Além da câmera, é sempre importante ter um cartão de memória a mais e, se possível, uma bateria (com carga total, por favor) de reserva. Acreditem, acabar a bateria no meio do dia acontece e você não vai se perdoar por ter esquecido deste detalhe. Saia de casa preparado!

DSC05712

Rue de Grenelle, Paris

 

FUJA DO BÁSICO

Como eu disse antes, aquela foto de sempre, a chamada “foto de turista” é essencial, mas um olhar diferente sob o mesmo ponto turístico pode mudar tudo e tornar sua foto mais interessante. Procure fotografar de maneiras diferentes seja pelo ângulo, pela cor ou pelo cenário. A arquitetura do lugar, por exemplo, pode render muitas fotos legais. Se o clima estiver bom e o céu estiver limpo, a foto ainda ganha um toque especial de cor. Vale a pena inovar!

DSC05319

London Eye, Londres

P1110034

Catedral de St Paul, Londres

 

FIQUE ATENTO AOS DETALHES

Captar a essência de um lugar por um detalhe é muito interessante. Por exemplo, um dos símbolos de Londres é o ônibus vermelho que circula pela cidade o tempo todo, e são super fáceis de fotografar, então, porque não? Em cidades praianas como o Rio de Janeiro, por exemplo, um simples clique de um dos moradores ou trabalhadores da praia revela muito sobre a cultura e são fotografias fáceis de se fazer. Também vale fotografar aquilo que mais te chamou a atenção ou que possui um significado especial para você.

P1110023

RedBus, Pall Mall, Londres

P1110470

Cadeados da Pont des Arts, Paris

FOTOGRAFE PESSOAS

Falando nisso… Algo que possui a essência do lugar onde você está visitando são as pessoas que vivem lá. O jeito de se vestirem, de andarem ou até mesmo as expressões faciais contam a história perfeita do lugar. É como se a fotografia contasse a história de um povo em seu habitat natural. É claro que fotografar pessoas não quer dizer invadir a sua privacidade, mas uma fotografia de uma avenida ou uma praça cheia consegue passar essa ideia perfeitamente e você não precisa pedir ninguém para fazer pose!

 P1110122

Parliament Square, Londres

P1110004

Trafalgar Square, Londres

DIVIRTA-SE

A regra básica das férias tem que valer sempre! Não se preocupe se está fotografando bem ou não a cidade que está visitando. Fotografar é bom, mas viver a experiência é ainda melhor! Tente, crie, fotografe, aproveite e divirta-se! Se no fim das contas as fotos não ficarem do jeito que você queria, você vai ter bastante história pra contar e férias incríveis na memória, pois aproveitou o máximo!

P1110765Circo Massimo, Roma

P1110011

Regent Street, Londres

E aí, vocês vão viajar nessas férias? Pra onde? Espero que tenham ótimas férias e que com essas dicas possam trazer para casa um pedacinho de onde forem visitar, nem que seja dentro de uma fotografia!

(Bom, para quem se interessou, todas as fotos deste post foram tiradas por mim, Maju, na minha última viagem de férias. Os destinos foram Londres, Paris e Roma. Foram as melhores férias da minha vida! Conheci muitas pessoas e culturas diferentes e, é claro, voltei para casa com dois cartões de memórias abarrotados de fotografias!)