Bom dia, gente! Todo mundo de férias? Estou quase lá! Hoje eu vim falar para vocês sobre um filme de agosto desse ano, mas que tive a oportunidade de ver apenas há alguns dias. Eu não conhecia a história até então, mas achei muito interessante e penso que vale a pena todos vocês assistirem.

Uma conhecida jornalista, Nancy Jo Sales, que já escreveu e entrevistou dezenas de estrelas para Harper’s Bazaar, Vanity Fair e outras – investigou a história e publicou, em março de 2010, a matéria “The Suspects Wore Louboutins” (“Os suspeitos usavam Louboutins” em português). Toda a pesquisa da autora levou, posteriormente, à publicação de Bling Ring, nome criado pelo Los Angeles Times para a quadrilha de jovens.

the-bling-ring

O livro gerou tanto sucesso que Sofia Coppola fez uma adaptação para o cinema, estrelada por Emma Watson. Os fatos verídicos ocorreram nos anos de 2008 e 2009, em Los Angeles. Famosos como Paris Hilton, Lindsay Lohan, Orlando Bloom e Rachel Bilson tiveram suas casas invadidas e roubadas. Os ladrões não estavam só atrás de dinheiro, mas principalmente de roupas e sapatos de grife, bolsas caras e um estilo de vida impossível de se copiar. Casos de roubos são comuns no mundo todo, mas não em Hollywood, não dessa forma e com esse tipo de vítima. E o mais intrigante: a gangue é formada por lindos adolescentes da classe média de Calabasas, na Califórnia.

A partir da confissão, depoimento e entrevistas de Nick Prugo é que toda a gangue foi descoberta e a história pôde ser contada. O rapaz, a princípio tímido e sem amigos, afirma que se meteu nessa história por acaso, porque amava sua melhor amiga, Rachel Lee, e queria vê-la feliz.

Rachel, apontada como cabeça da gangue, sempre se mostrou muito atraída pelo mágico universo das estrelas. A vontade da garota de ser como uma celebridade levou os jovens às mansões e aos roubos. Não bastava uma roupa bonita, precisava ser a roupa que Lindsay Lohan vestira na noite passada. E não podia fazer aquilo sozinha, precisava de Nick e Courtney Ames, uma velha amiga.

Alexis Neiers estava igualmente ligada aos roubos e também cobiçava aquela vida cheia de glamour. Linda e fabulosa, Alexis era amiga de Nick e Rachel, mas negou veementemente qualquer envolvimento intencional nos crimes, alegando que estava bêbada e fora de si quando participou das invasões.

Confira a verdadeira gangue de Hollywood:

13-the-bling-ring-7

Emma Watson interpreta Alexis; Israel Broussard – Nick; Katie Chang – Rachel Lee; Taissa Farmiga –  Tess Taylor e Claire Julian – Courtney Ames. Os nomes das personagens foram mudados por questões éticas.

bling-ring

Em uma sociedade movida por interações instantâneas e o poder da imagem, é natural que a gangue tenha a ambição de fantasiar uma vida idêntica aquela de seus ídolos. A ironia destilada por Sofia Coppola no roteiro de sua própria autoria é o que o enquadra como um retrato da juventude de hoje. Aproveita-se de sua própria influência como artista autoral para reunir material cedido por estrelas hollywoodianas.  Ao conhecer a história podemos testemunhar figuras patéticas e daí vem o frio na barriga por elas serem assustadoramente frias.

Confira o trailer do filme

Embora a história seja fútil, achei um filme interessante até mesmo para uma análise do comportamento humano. Já assistiram ao filme?