Na hora de escolher um produto, seja ele qual for, a situação é sempre a mesma: pode ser no mercado, em uma loja, perfumaria. Sempre é possível encontrar uma gôndola cheia com o mesmo objeto, com marcas, preços e embalagens diferentes, cada uma exaltando o que aquela empresa traz de melhor. A pergunta que fica, então, é: como saber qual produtos escolher?
Esse questionamento também existe para algo que muita gente tem em casa por necessidade ou pela praticidade: o secador de cabelos.
Em casa, ele é utilizado para quem não abre mão de manter o penteado impecável diariamente, quem precisa seguir um dress code no trabalho, e isso também inclui os cabelos, não só no look no dia, e em dias frios, para secar a cabeleira e evitar um possível resfriado, inclusive de crianças e pet.
Hoje em dia o mercado oferece inúmeras versões de secadores de cabelo: os mais compactos, os bivolt, até os mais potentes, usados com muita frequência, incluindo as versões profissionais, utilizadas em salões de beleza.
1) O trabalho do secador
Primeiro, analise qual o trabalho desse secador: ele será usado em ambiente profissional ou em casa? Em quais tipos de fios e em cabelos curtos ou longos? Com essas informações em mãos, você já sabe se seu secador deve ter mais ou menos potência. Quanto maior a potência, maior a eficiência, ou seja, mais rápido o cabelo será seco.
Um cabelo mais curto, por exemplo, não exige uma potência tão grande. A potência recomendada para cabelos mais longos e também para o uso profissional são aqueles secadores a partir de 2100W.
2) Onde ele será usado?
Onde ele será usado? Em um primeiro momento, pode até parecer que isso não importa. Mas alguns secadores vem com cabos maiores, que facilita o manuseio, principalmente se você tem poucas tomadas disponíveis em casa ou se tem uma rotina com viagens.
Se você sempre está em lugares diferentes, viajando, vale a pena investir em um produto bivolt, para garantir seu funcionamento em qualquer lugar e evitar que ele queime justamente naquele momento em que você mais precisa!
3) Qual a necessidade
O aparelho será usado com qual finalidade: secar, escovar ou finalizar um penteado? Provavelmente, cada membro da família (ou cada cliente) vai precisar de uma função diferente.
Por isso, é importante escolher um aparelho que tenha vários níveis de temperatura e ajustes de velocidade. Essas funções permitem maior controle sobre o calor, evitando possíveis danos ou ressecamento aos fios.
4) Tipo de fio
Qual o tipo de cabelo de quem vai utilizar o secador? Cabelos crespos e cacheados, lisos e ondulados?
Para cada tipo, um acessório diferente!
Para as do time dos cachinhos os secadores, não precisam ter uma potência tão forte, o ideal é de 2100W a 2400W. Difusores são indicados para porque ajudar a definir os cachos ao mesmo tempo em que combate ao frizz.
Quem tem fios finos e lisos deve optar por um secador com bico concentrador, que direciona o ar de forma precisa, fazendo com que o momento seja mais eficiente e dê mais brilho aos cabelos.
5) Tecnologia
Cada marca aposta em uma tecnologia para ressaltar uma qualidade.
Embora isso possa parecer um mero detalhe, o ruído faz toda a diferença na hora de usar um secador, principalmente se for para uso home care, afinal, um barulho alto pode acordar uma criança ou, dependendo do horário do uso, até incomodar um vizinho.
6) Limpeza
Sim, os secadores de cabelos também precisam ser limpos, assim como as escovas.
Por isso, na hora da escolha, procure por opções com grade traseira removível. Ao realizar a remoção de poeiras e resíduos, você garante maior eficiência e maior vida útil do produto.
Além disso, escolha um ambiente arejado e fresco da sua casa para guardá-lo, seja na sua penteadeira por ser mais prático, no seu guarda roupa ou em uma gaveta próxima!
Você já tinha visto esses detalhes na hora de investir em um secador de cabelos?
Fonte: Liondobrasil
1 COMENTÁRIO
Alécia Magalhães
12 meses atrásQue show! Excelentes dicas, quando fui escolher o meu secador usei a 3 e 4 e me ajudou muito
Abraços,
Alécia, do Blog ArroJada Mix