Por: Wanessa Oliveira
A entrevistada de hoje é uma escritora brasileira chamada Clarissa Corrêa, eu a conheci pela internet e fui atrás para saber mais sobre o livro dela, tenho certeza que muitas meninas e mulheres irão se identificar com o livro.
Vamos conferir:
Um pouco do resto é um livro de crônicas que aborda a delícia e a loucura de ser mulher. Fala de amor, sonhos, encontros, desamores, vontades, desejos. As crônicas são divertidas, românticas e femininas. É um livro que garante muitas risadas e, eventualmente, algumas lágrimas. “Um pouco do resto” enxerga o fundo da alma feminina e desvenda o que as mulheres querem. Por isso, é um livro que cabe direitinho nas mãos masculinas, afinal, elas só querem ser ouvidas. E lidas.
É um livro feito para você que, como eu, passa a vida inteira tentando ser única e descobre que lá no fundinho todas as mulheres sentem e agem de forma parecida. Deve ser porque lidamos com explosões hormonais uma vez ao mês e sentimos tudo inchar e choramos por besteiras e valorizamos pequenas bobagens e acreditamos em filmes de amor e adoramos drinks coloridinhos com guarda-chuvinhas dentro e fazemos coleção de esmaltes e amamos sapatos, bolsas e cacarecos para colocar no cabelo e compramos só porque estava em liquidação e sempre precisamos de alguma coisa e amamos a palavra promoção e somos machas quando temos que ser e, pelo menos uma vez na vida, já investigamos de formas bem femininas (como olhar o celular, cheirar a camisa, vasculhar bolsos, fazer enquetes, seguir a direção do olhar e dar uma espiadinha no e-mail) a vida do namorado-noivo-marido.
O livro foi lançado em maio de 2010 lá em Porto Alegre.
1 – Como surgiu a ideia de escrever o seu livro “Um pouco do resto”?
Escrevo desde bem pequena, mas resolvi criar um blog em 2005. Inventei o blog por uma necessidade de expressão, uma vontade de mostrar meus textos para quem quisesse ler. Não imaginei que fosse fazer sucesso, que as pessoas fossem ler e gostar. Mas ele começou a ser bem acessado, as pessoas liam, se identificavam e começavam a me perguntar “e o livro?”. Então, resolvi pensar seriamente na ideia. Organizei o original, levei muita portada na cara, mas consegui. Foi bem difícil. Não paguei a publicação, não consegui patrocínio, nada. Fui na cara e na coragem oferecendo meu livro, até que aceitaram.
2 – Você se inspira ou se inspirou em algum escritor ou escritora para escrever o livro?
Não me inspirei em ninguém. Tenho alguns escritores que gosto e admiro, acho que a gente vive buscando uma referência, um norte. Nossos escritores preferidos são nossas referências. Gosto muito do Caio Fernando Abreu, sou apaixonada por ele. Adoro Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Pedro Juan Gutiérrez, Charles Bukowski, Milan Kundera.
3 – Quando você me enviou a sinopse do livro, fiquei encantada. E com as outras pessoas elas comentaram com você a reação delas? Como foi?
Obrigada 🙂 Fiquei bem surpresa (positivamente). Não imaginei que as pessoas fossem gostar tanto. Todo mundo que lê adora. Meu jeito de escrever é simples, direto, escrevo o que as pessoas sentem. E o sentimento é a coisa mais bonita do mundo, né?
4 – Você pretende escrever mais livros?
Claro, claro. Se tudo der certo (tomara que dê!), ainda este ano sai um infantil. Tenho um outro projeto para o ano que vem e mais outro para quando der (e vai dar!).
5 – Qual é seu livro preferido de cabeçeira?
“A insustentável leveza do ser”, do Milan Kundera, é um livro que me faz viajar demais. O romance aborda amor, política, filosofia e compaixão. É uma história que me marcou, já reli duas vezes. Mas amo o “Cartas”, do Caio Fernando Abreu. Releio demais. “Para Francisco”, da Cristiana Guerra, foi um livro que li, sofri do início ao fim, sorri, reli não sei quantas vezes. Perder um amor deve doer. É uma história triste e linda. Acho que meus preferidos são esses três. Era pra falar um só, né? Impossível escolher um livro. 🙂
6 – E qual é seu escritor favorito?
Caio Fernando Abreu, sem dúvida. Ele tinha uma paixão pelas coisas, uma vontade de entender melhor o mundo, as pessoas, as emoções. Acho isso encantador e delicado.
7 – Uma frase ou uma parte do seu livro que você mais gosta de ler?
“Se eu não gostar de você é bem provável que tenha medo do meu olhar. E eu posso simplesmente não gostar de você de graça. Se eu gostar de você aviso de antemão que você é uma pessoa de sorte. Eu me entrego. Quem vive comigo sabe. Quem convive comigo sente. Eu amo poucos. Mas esses poucos, pode apostar, amo muito.”
8 – @Diadebrilho agradece pela oportunidade de divulga-la e pela entrevista dada.
Obrigada, eu é que agradeço. Tu é um amor.
E aí meninas gostaram da Clarissa e do livro?!
Clarissa Corrêa se encontra:
13 COMENTÁRIOS
JellyBen
14 anos atrásVC e a garota q descobre tudo hehe.
Eu sou muito desligada sobre o Brasil e so assim p ficar sabendo eheh. Sucesso p ela e qm sabe eu adquiro alguma producao dela. Bjss
não me mande flores
14 anos atrásQue simpática, temos o mesmo livro de cabeceira (A insustentável leveza do ser)!
Claudia Speroto
14 anos atrásOi!!! Passei pra conhecer seu cantinho e adorei!!! E proveito pra dizer que estou com dois sorteios lá no blog: http://www.useicontei.blogspot.com
Apareça lá e boa sorte!!!
Bjinhus, Clau Speroto
[ Blog Usei – Contei! ]
Brenda
14 anos atrásoieeee, miga q legal o seu post, essa entrevista foi muito legal, o livro dela deve ser otimo, bjks!!
Sacolada
14 anos atrásAhh, muito bacana a inicitiva do seu blog com entrevistas. Gostei!
E fiquei curiosa com o livro! Onde tem?
Bjinho,
Prit – http://sacolada.wordpress.com/
Bruh
14 anos atrásAdorei a entrevista.
Deu vontade de ler o livro.
Venha participar no primeiro sorteio do blog. 😉
Beijos
Marina Faeda
14 anos atrásAhh que legal ver uma escritora por aquii!!
Beijos!
Stephanie
14 anos atrásNunca tinha ouvido falar nessa escritora, me interessei por ler o livro!
Beijos
Isadora Oliveira
14 anos atrásQue dez amei ..
Bjokas
Carol
14 anos atrásNão conhecia o livro mas me interessou já!! Amo ler, não durmo sem ler uma linha pelo menos! Vou atras!
Beijão
http://www.thenals.com.br
Tati Gallo
14 anos atrásAdorei o tema do livro dela…
E é verdade, nós mulheres temos estilos diferentes, pensamentos diferentes para certas coisas, mas sempre buscamos coisas em comum, nossos objetivos no final são os mesmos!
Muito simpática ela né?! ^^
Clarissa Corrêa
14 anos atrásMeninas, quem quiser o livro é só escrever pra clariscorrea@gmail.com Beijos
Fê Novak
14 anos atrásOlá, parabéns pela entrevista!!
A Cissa merece todo sucesso do mundo…também a conheci pela internet…pelo blog comentado…e agora, estou encomendando meu livro…não vejo a hora de receber !!!
Bj