Há uma ligação muito profunda entre os livros e os filmes. O cinema precisa de boas histórias para produzir filmes de sucesso. Os livros precisam contar ótimas histórias para se tornar best-sellers e conquistar o sucesso no mundo. Assim une-se o útil ao agradável. É garantia de grandes bilheterias quando o cinema resolve adaptar algum best-seller.
Mas, afinal, o que é um best-seller?
Essa á uma expressão para definir os livros que são mais vendidos e mais populares no mercado editorial. Conta-se apenas a quantidade de exemplares vendidos, a posição no ranking de mais vendidos e qual a sua fama entre os leitores. Quando pensamos assim parece que todos os best-sellers são excelentes livros, mas não é bem assim. Quantidade não significa qualidade. Atualmente os estúdios de cinema procuram adaptar livros para as telonas, para garantir telespectadores, já que os leitores irão se interessar pela versão em imagens de suas histórias favoritas. Mas isso não significa que todo bes-seller seja unanimidade.
Na maioria das vezes só conhecemos um livro quando ocorre sua adaptação para o cinema, principalmente quando não se trata de uma saga ou trilogia. Há livros publicados há muitas décadas atrás e que só ganham fama quando o cinema se interessa por eles. Podemos fazer uma comparação entre qualidade e quantidade, mas o que conta é a percepção de cada leitor e telespectador. Estão produzindo o filme de A Menina que Roubava Livros, livro que está há muito tempo no topo dos mais vendidos, é uma história admirada por muitos. Porém, estão produzindo a adaptação de 50 Tons de Cinza, uma versão adulta de Crepúsculo, sim a autora se baseou nos vampiros, que mal foi lançada no mercado e já se tornou best-seller, e há muitos leitores criticando a história.
Isso nos faz ver que não existe unanimidade em nada nesse mundo. Por isso não confie em best-sellers e não leve em consideração apenas as críticas e resenhas. Procure livros menos conhecidos, autores menos consagrados e tenha sua própria opinião. Seguir a massa nunca leva a lugar algum.
Beijos e ótimo fim de semana!
2 COMENTÁRIOS
Carolina Barboza
12 anos atrásOi Nati,
Ótimo post e reflexão! Procuro sempre ficar de olho nos best-sellers por uma questão de referência, mas nem todos me interessam… Além disso, intercalo essas leituras com outros exemplares de autores menos conhecidos e acabo descobrindo excelentes escritores!
Beijo,
Just Carol
Diise França
12 anos atrásNati, adorei o post!
Você está certíssima, sempre é bom conhecer outros autores, outras histórias, criar um senso crítico sobre as várias hostórias. Senso crítico é isso e a gente so aprende isso quando conhece coisas novas! Beijos