Em projetos de casas e apartamentos menores, ambientes integrados são os mais funcionais. Uma divisória de ambiente é uma forma prática de dividir um espaço grande em áreas menores.
Dessa forma, as portas divisórias de ambientes podem ser uma solução prática e estética para separar espaços sem comprometer a sensação de amplitude ou luz natural.
Além disso, esse modelo de divisória pode ser fixa ou móvel e é feita de vários materiais como vidro, madeira, metal entre outros.
Como usar uma divisória de ambiente?
Antes de escolher o modelo de divisória de ambiente é importante definir algumas estratégias para escolher a melhor opção para a sua casa.
- Escolha o material: Vidro mostra um visual moderno e mantém a sensação de amplitude, enquanto a madeira ou o gesso podem proporcionar privacidade e isolamento acústico.
- Decida entre fixa ou móvel: se precisa de flexibilidade para mudar o design do ambiente, é preferível uma divisória móvel. Por outro lado, se a separação será permanente, uma fixa será melhor.
- Meça o espaço: antes de comprar ou mandar fazer a divisória, meça o espaço onde ela será instalada para garantir um encaixe ideal.
- Cuidado com a instalação: em divisórias móveis, a instalação é simples e pode ser feita por você. Para divisórias fixas, é interessante contratar uma empresa especializada.
- Faça sua decoração: considere adicionar objetos decorativos, livros ou plantas.
Quais tipos de divisória de ambiente?
Divisória de vidro:
São excelentes para maximizar a entrada de luz natural em diferentes áreas da casa. Elas ajudam a manter o ambiente arejado e oferecem diferentes níveis de privacidade.
Divisória de madeira:
Vêm em uma ampla variedade de estilos e designs para atender diversas preferências individuais e harmonizar com a estética geral da casa. Além disso, traz calor e rusticidade, com opções que vão da naturalidade do pinho às modernas chapas de MDF.
Divisória com prateleiras:
São práticas e inteligentes para separar espaços. Elas permitem armazenar e decorar. São ajustáveis em tamanho e podem ser feitas de diversos materiais como madeira ou metal. É importante, também, analisar a resistência para o peso dos objetos colocados.
Divisória de cobogós ou muxarabi:
É um painel treliçado, normalmente feito de madeira, que serve como elemento arquitetônico funcional e decorativo. Permite a passagem de luz e ar, mantendo a privacidade e harmonia no ambiente.
Divisória de cortina:
É uma opção simples e eficiente de dividir os ambientes. Proporciona conforto e aconchego para sua casa ou apartamento, além de praticidade, pois você pode tirar sempre que quiser.
Divisória de MDF:
Permite que as divisórias de ambientes nesse material possam ser combinadas com as outras do espaço, criando uma sensação de equilíbrio e continuidade.
E aí, qual divisória de ambiente você escolheria?
3 COMENTÁRIOS
Pam
4 meses atrásEu gosto bastante desses vazados, que dá pra ver ou então os de esquadria preto, nossa acho chique demais.
Eu quero até numa próxima casa se eu fizer obra vou colocar uma dessas.
Beijos!!
https://www.pamlepletier.com/
Vanessa
4 meses atrásEu amo as divisórias nas casas porque ajuda muito na hora de criar novos ambientes. Acho lindo e fica delicado.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Adriana Leandro
4 meses atrásAs divisórias são bem práticas e dá para criar novos ambientes com elas. As de madeira e com prateleiras são as minhas favoritas.
Bjus!!!
https://www.galerafashion.com/