Por: Wanessa Oliveira e Silvania Faria
O assunto de hoje foi sugestão da leitora Silvania que também me ajudou a fazer o post, desde já agradeço muito! Abaixo um breve texto sobre ela e em seguida perguntas e respostas sobre pilates.( Se tiverem outras perguntas meninas, fiquem a vontade, responderemos).
O que é Pilates e o que o diferencia dos outros exercícios?
Pilates é um método de condicionamento físico e mental que desenvolve força, flexibilidade, resistência e controle motor do corpo. Seu objetivo principal é proporcionar uma melhor compreensão do próprio corpo, para que a pessoa possa utilizá-lo de forma mais eficiente no dia-a-dia.
O que diferencia Pilates das outras formas de exercício é a sua abordagem holística (combinando o treino de corpo e da mente para atingir um alinhamento postural correto). Esta abordagem faz do Pilates um método de exercícios e não uma coleção de exercícios sem relação entre si.
Porque você se interessou pelo Pilates?
Na verdade eu sempre tive vontade de praticar, mesmo quando o método ainda não era tão “famoso” (pelo menos aqui no Rio de Janeiro, ultimamente muitas pessoas têm procurado depois que alguns famosos, como: Madonna, David Beckham, Jennifer Aniston, Julia Roberts, Sarah Jessica Parker, Angélica, Sharon Stone, Luiza Brunet, Patrícia Pillar, Marcos Palmeira, etc começaram a divulgar que praticam). Mas eu sempre achei o máximo ver as fotos dos exercícios, e também muito interessante a proposta do método. Aí apareceu uma oferta muito boa em um desses sites de compra coletiva e como o local era pertinho de casa, resolvi tomar coragem e ir fazer as aulas.
Você recebeu referências?
Não, porque na verdade eu já tinha feito muitas pesquisas antes (pois era um desejo antigo praticar o pilates). Porém, esse lugar especificamente eu não conhecia. Mas acho que uma boa maneira de conhecer os lugares não é só através de referências, mas indo lá conhecer o lugar, o professor, e fazendo a aula experimental.
Há quanto tempo e quais os benefícios que você já percebeu fazendo Pilates?
Então, eu comecei fazendo 2 vezes por semana em dezembro (total de 8 aulas), depois passei a fazer 3x por semana em janeiro (12 aulas).. e agora em fevereiro comecei a fazer aulas 4x por semana (16 aulas).
Eu já consigo sentir: o abdômen mais forte e começando a ficar mais retinho; o braço está bem definido e durinho; antes de fazer pilates, eu tinha problema do joelho ficar estalando sempre que eu abaixava e hoje não acontece mais; uma percepção melhor do corpo e da mente (você aprende a sentir melhor cada parte do seu corpo, respirar melhor, etc); saio das aulas muito relaxada (mesmo quando as aulas são mais pesadas); acordo muito mais animada; antes era meio “enferrujada” rss.. agora estou sentindo que meu corpo está alongando mais conforme eu pratico o pilates; e minha postura está muito melhor.
Como Nutricionista, você diria que o Pilates emagrece?
O emagrecimento não vai acontecer pela prática exclusiva do Pilates, mas sim de uma combinação de fatores, como: o nível de esforço feito nos exercícios, o tipo do corpo e metabolismo do aluno, tipo de alimentação, etc.
O Pilates cria massa muscular magra, e isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica (apesar dele não ser um exercício aeróbico), além de tonificar e alinhar o corpo. E quando praticado corretamente, ainda promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Dessa forma eu posso dizer que a prática frequente de Pilates favorece o emagrecimento, mas não fará milagres sozinha, o resultado será muito mais eficiente se você aliar o Pilates com uma dieta saudável e equilibrada e à prática de uma atividade aeróbica.
Demora muito para notar diferença no corpo?
Nas várias pesquisas sobre o assunto, li que segundo Joseph Pilates (criador do método) após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças. Porém muitas pessoas percebem alivio de dores já após a primeira aula e melhora na percepção de sua postura na primeira semana. Mas eu acredito que isso varia um pouquinho de pessoa para pessoa.
Acho que o segredo de tudo é não ter pressa e pensar que aprender pilates (ou qualquer outra coisa na vida) é como aprender a tocar um instrumento: vai levar um tempo, mas também vai melhorando com a prática.
Se interessaram por pilates? Quem fez ou faz, recomenda?
Beijos e segue a gente @Diadebrilho
6 COMENTÁRIOS
Sil Faria
14 anos atrásOie..
o post ficou lindooo Wanessa!! *-*
Adorei ter colaborado com o post!! Disponha… rss #iupi!!
Bjokas.. =)
melmicheletti
14 anos atrásOi Wanessa… quanto tempo hein! Estou voltando a ativa e estou adorando voltar a visitar os blog amigos.
Nossa eu sou super fã de pilates, morro de vontade de fazer. Parece ser tudo de bom.
Bjoss
Mel
patriciakarine
14 anos atrásOi wanessa
já fiz algumas aulas de pilates com bola é super gostoso!!
da pra relaxar bastante!
há um exercício que vc senta na bola e desce a coluna devagrinho até ficar completamente deitada, dá pra sentir cada vértebra entrando no seu lugar!
ai despertou saudade!
;D
quero ter tempo e grana pra voltar a fazer!
amei o post
Inspiração Fashion
14 anos atrásEu nunca fiz, mas tenho amigas que praticam e dizem que é maravilhoso!! Ótimo pra fortalecimento do abdomen..
Beijãoooooo
Jaque
Renally
14 anos atrásAdoro Pilates… e não achem que é uma atividade leve não, as aparências enganam…