Pesquise aqui...
TOP
Exercícios para o corpo Pilates

Em boa forma com pilates!

Por: Wanessa Oliveira e Silvania Faria

O assunto de hoje foi sugestão da leitora Silvania que também me ajudou a fazer o post, desde já agradeço muito! Abaixo um breve texto sobre ela e em seguida perguntas e respostas sobre pilates.( Se tiverem outras perguntas meninas, fiquem a vontade, responderemos).

O que é Pilates e o que o diferencia dos outros exercícios?

Pilates é um método de condicionamento físico e mental que desenvolve força, flexibilidade, resistência e controle motor do corpo. Seu objetivo principal é proporcionar uma melhor compreensão do próprio corpo, para que a pessoa possa utilizá-lo de forma mais eficiente no dia-a-dia.

O que diferencia Pilates das outras formas de exercício é a sua abordagem holística (combinando o treino de corpo e da mente para atingir um alinhamento postural correto). Esta abordagem faz do Pilates um método de exercícios e não uma coleção de exercícios sem relação entre si.

Porque você se interessou pelo Pilates?

Na verdade eu sempre tive vontade de praticar, mesmo quando o método ainda não era tão “famoso” (pelo menos aqui no Rio de Janeiro, ultimamente muitas pessoas têm procurado depois que alguns famosos, como: Madonna, David Beckham, Jennifer Aniston, Julia Roberts, Sarah Jessica Parker, Angélica, Sharon Stone, Luiza Brunet, Patrícia Pillar, Marcos Palmeira, etc começaram a divulgar que praticam). Mas eu sempre achei o máximo ver as fotos dos exercícios, e também muito interessante a proposta do método. Aí apareceu uma oferta muito boa em um desses sites de compra coletiva e como o local era pertinho de casa, resolvi tomar coragem e ir fazer as aulas.

Você recebeu referências?

Não, porque na verdade eu já tinha feito muitas pesquisas antes (pois era um desejo antigo praticar o pilates). Porém, esse lugar especificamente eu não conhecia. Mas acho que uma boa maneira de conhecer os lugares não é só através de referências, mas indo lá conhecer o lugar, o professor, e fazendo a aula experimental.

Há quanto tempo e quais os benefícios que você já percebeu fazendo Pilates?

Então, eu comecei fazendo 2 vezes por semana em dezembro (total de 8 aulas), depois passei a fazer 3x por semana em janeiro (12 aulas).. e agora em fevereiro comecei a fazer aulas 4x por semana (16 aulas).

Eu já consigo sentir: o abdômen mais forte e começando a ficar mais retinho; o braço está bem definido e durinho; antes de fazer pilates, eu tinha problema do joelho ficar estalando sempre que eu abaixava e hoje não acontece mais; uma percepção melhor do corpo e da mente (você aprende a sentir melhor cada parte do seu corpo, respirar melhor, etc); saio das aulas muito relaxada (mesmo quando as aulas são mais pesadas);  acordo  muito mais animada; antes era meio “enferrujada” rss.. agora estou sentindo que meu corpo está alongando mais conforme eu pratico o pilates; e minha postura está muito melhor.

Como Nutricionista, você diria que o Pilates emagrece?

O emagrecimento não vai acontecer pela prática exclusiva do Pilates, mas sim de uma combinação de fatores, como: o nível de esforço feito nos exercícios, o tipo do corpo e metabolismo do aluno, tipo de alimentação, etc.

O Pilates cria massa muscular magra, e isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica (apesar dele não ser um exercício aeróbico), além de tonificar e alinhar o corpo. E quando praticado corretamente, ainda promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Dessa forma eu posso dizer que a prática frequente de Pilates favorece o emagrecimento, mas não fará milagres sozinha, o resultado será muito mais eficiente se você aliar o Pilates com uma dieta saudável e equilibrada e à prática de uma atividade aeróbica.

Demora muito para notar diferença no corpo?

Nas várias pesquisas sobre o assunto, li que segundo Joseph Pilates (criador do método) após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças. Porém muitas pessoas percebem alivio de dores já após a primeira aula e melhora na percepção de sua postura na primeira semana. Mas eu acredito que isso varia um pouquinho de pessoa para pessoa.

Acho que o segredo de tudo é não ter pressa e pensar que aprender pilates (ou qualquer outra coisa na vida) é como aprender a tocar um instrumento: vai levar um tempo, mas também vai melhorando com a prática.

Se interessaram por pilates? Quem fez ou faz, recomenda?

Beijos e segue a gente @Diadebrilho

Dia de Brilho

«

»

6 COMENTÁRIOS

  • Sil Faria

    Oie..
    o post ficou lindooo Wanessa!! *-*
    Adorei ter colaborado com o post!! Disponha… rss #iupi!!
    Bjokas.. =)

  • melmicheletti

    Oi Wanessa… quanto tempo hein! Estou voltando a ativa e estou adorando voltar a visitar os blog amigos.
    Nossa eu sou super fã de pilates, morro de vontade de fazer. Parece ser tudo de bom.
    Bjoss
    Mel

  • patriciakarine

    Oi wanessa
    já fiz algumas aulas de pilates com bola é super gostoso!!
    da pra relaxar bastante!
    há um exercício que vc senta na bola e desce a coluna devagrinho até ficar completamente deitada, dá pra sentir cada vértebra entrando no seu lugar!
    ai despertou saudade!
    ;D
    quero ter tempo e grana pra voltar a fazer!
    amei o post

  • Inspiração Fashion

    Eu nunca fiz, mas tenho amigas que praticam e dizem que é maravilhoso!! Ótimo pra fortalecimento do abdomen..
    Beijãoooooo
    Jaque

  • Renally

    Adoro Pilates… e não achem que é uma atividade leve não, as aparências enganam…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.