Olá gente linda, como estão? Essa semana a Carol já falou sobre A Entrevista com o Vampiro, que apesar de ser um filme que eu assisti há mil anos, eu me lembro que ele é excelente. Mas para não fugir daquela proposta de falar de filmes relacionados ao Halloween, eu escolhi um filme bem diferente e bem menos obscuro do que o de semana passada ou do que a Carol já falou.
A Casa Monstro (Monster House, 2006) conta a história de um garoto de 12 anos, DJ Walters (Mitchel Musso), que acredita que há algo de estranho na casa do seu vizinho, o velho Nebbercracker (Steve Buscemi), que fica do outro lado da rua. Tudo o que passa perto ou cai no quintal da casa simplesmente some, incluindo brinquedos e animais de estimação. Na véspera do dia das bruxas os pais de DJ saem da cidade para participarem de uma convenção de dentistas, deixando o menino sob os cuidados de Elizabeth “Zee” (Meggie Gyllenhaal). Naquele dia, DJ e seu amigo, Charles “Chowder” (Sam Lerner) estão brincando com uma bola de basquete próximo a casa e deixam a bola cair no quintal, que some misteriosamente. O senhor Nebbercracker encontra DJ na hora em que ele está tentando recuperar a bola, porém o senhor sofre um ataque cardíaco e é levado para o hospital. Naquela noite, o menino começa a receber ligações da casa do senhor Nebbercracker, porém ninguém responde do outro lado.
Do dia das bruxas, Jenny (Spencer Locke), uma amiga de ambos passa pela rua vendendo chocolates de Halloween e ao ir para o quintal do senhor Nebbercracker a casa tenta comer a menina, porém DJ e Chowder chegam antes que o pior aconteça. Os três ligam para a polícia para alertar a todos sobre o perigo que é a casa, mas ninguém acredita neles.
O trio então recorre a Skull (Jon Heder) – um preparador de pizzas que ficou famoso por ter passado quatro dias seguido jogando vídeo game – que acredita que a casa tenha adquirido uma alma humana e que o único modo de eliminar o perigo seja acertando-a direto em seu coração. Eles acreditam que o coração da casa seja a lareira, visto que a chaminé tem soltado fumaça desde o dia que Nebbercracker foi para o hospital. Chowder então monta um boneco feito com um aspirador e outros objetos e dentro ele coloca um remédio de gripe, que faria a casa dormir por tempo suficiente para apagarem o fogo da lareira. Porém Landers (Kevin James) e Lester (Nick Cannon), os policiais, chegam e acabam com o plano deles. Os policiais colocam o trio dentro do carro de polícia e vão analisar a casa, mas a casa come a todos, inclusive a viatura.
A casa cai no sono e eles começam a exploração. De início eles caem no porão e lá encontram uma coleção de brinquedos acumulados pelo senhor e uma caixa coberta de cimento, onde está o corpo de Constance (Kathleen Turner), a esposa de Nebbercracker. A casa acorda e percebe que todos estão dentro dela e começa diversos ataques. DJ, Chowder e Jenny forçam a casa a vomitá-los para fora da mesma. O senhor Nebbercracker volta do hospital e revela para as crianças que a casa está possuída por Constance.
Nebbercracker então conta sua história com Constance e revela que em um Halloween quando seus filhos atormentavam a esposa, ela tentou feri-los com um machado, mas perdeu o equilíbrio e morreu nas fundações da casa. O cimento enterrou a mulher e Nebbercracker terminou de construir a casa, pois sabia que era o que ela queria. Sabendo que o espírito de Constance tinha deixado a casa “viva”, o senhor fez de tudo para manter todos bem longe dela, fingindo não gostar de crianças.
DJ fala para o senhor que é hora de deixar Constance ir embora, mas a casa escuta e se solta de sua fundação e começa a perseguir o grupo para um local em construção. Nebbercracker tenta convencer a mulher de que ela deveria morrer de uma vez por todas e eles tentam explodir a casa. Após muito esforço, DJ consegue jogar uma dinamite na chaminé da casa, destruindo-a. O trio vê o senhor com o fantasma de Constance pela última vez antes que ela desapareça. Eles se desculpam pelo ocorrido, mas Nebbercracker agradece a todos por terem libertado ele e Constance.
Qual a relação do Halloween com A Casa Monstro? Quase nenhuma, confesso. Mas o fato de uma casa ter vida própria e engolir tudo o que passa pelo quintal e se libertar de sua fundação para correr atrás de um grupo de crianças justo na noite de Halloween já basta. As cenas que ocorrem dentro da mesma são ótimas. As crianças tendo que descobrir quais são as “partes do corpo” da casa para conseguirem sair de lá é uma das minhas favoritas e vem logo atrás da perseguição no meio da rua.
A ideia inicial para A Casa Monstro é que ele fosse feito com personagens reais. Porém os produtores perceberam que seria muito difícil realizar a cena do clímax do filme. Eu fico imaginando se essa versão seria tão boa quanto à animação. Provavelmente não. Não consigo imaginar esse tipo de filme com atores reais.
Enfim, espero que tenham gostado da indicação dessa semana. A Casa Monstro é um filme que vale a pena tirar duas horas do seu dia para assistir. A história é muito bem construída.
Semana que vem tem mais.
Beijos.
4 COMENTÁRIOS
LalaIsmerim
11 anos atrásJá assisti esse filme e é bem legal!
Beijo
http://www.lalaismerim.com.br
Gabriela Izar
11 anos atrásAdoro esse trio, hahaha
Ótimo filme.
Bj
Diise
11 anos atrásEsse filme é tão bacana!
Adoro cada personagem!
Beijos
Natalia Barnabá
11 anos atrásNunca tinha visto nada sobre esse filme, adorei o trailer!
Beijos