Por: Larissa Siriani
Se você achava que ainda tinha um bom tempo de descanso pela frente, errou. Fevereiro já está ai, e, com ele, vem à volta às aulas. Se você está tão animada quanto eu pra voltar a ter alguma coisa pra fazer durante boa parte do seu dia, certamente está animadíssima com aquela que eu considero a melhor parte de voltar às aulas: comprar material escolar. Mas antes de sair enchendo a cestinha com tudo o que há de bonitinho pra começar as aulas, pare, pense, faça as contas. Não é tudo que dá pra comprar, e certamente não é tudo que vale a pena.
Economize no Básico
E por básico eu quero dizer: aquilo que acaba e que você vai precisar de mais pra durar o ano. Ou seja, lápis, borrachas, grafites, canetas, corretivo e coisas que não tem uma duração muito longa, mas que a gente precisa o tempo todo. Economizar com esses itens é fácil, e só de cortar uma grana dessa parte, sobre um pouquinho pra gente gastar com outras. Pra esses itens de uso contínuo, o ideal é sempre comprar em grandes quantidades. Se você prefere lápis ao invés de lapiseira, compre caixas fechadas de lápis que vem com 50 ou até mais unidades – sai muito mais barato que comprar em “porções” individuais. Sem contar que, com uma caixona fechada, você provavelmente vai passar uns dois anos, no mínimo, sem precisar botar a mão no bolso pra comprar mais. O mesmo com borrachas, que acabam muito rápido. Caixas fechadas de borrachas de boa qualidade saem mil vezes mais barato que comprar uma por uma. Se você usa lapiseira, o negócio é comprar caixas fechadas de grafite, que são um pouquinho mais difíceis de encontrar, mas existem. O negócio é que, se sua lapiseira quebrar, você vai ter que trocar por outra de mesmo grafite pra não desperdiçar. Mas vale a pena, porque só quem usa lapiseira entende quanto grafite é usado num ano!
Pense Antes de Comprar
A coisa que mais acontece é a gente enjoar de uma capa de caderno, ou do desenho de um estojo, ou comprar um caderno de 50 folhas que acaba rapidinho pagando o mesmo preço de um de 100. Por isso, pense na hora de fazer a compra. Materiais sem muitos enfeites são mais difíceis de a gente enjoar que os todos emperequetados. Cadernos bonitinhos da Hello Kitty enjoam menos que um que tem a mesma foto do seu ídolo na capa. E cadernos de 10 matérias custam em média o mesmo preço que o de 2 matérias, durando muito mais. Cuidado na hora de comprar pra não se arrepender depois.
Prefira o Resistente
Meninas, queridas, lembrem-se desse conselho: NÃO coloquem suas bolsas queridas pra serem usadas na escola. Isso não só é um erro fatal que ACABA com a vida útil da bolsa em questão de meses, como também nós sabemos que bolsas não foram feitas pra carregar material escolar. Uma boa mochila pode não ser a coisa mais fashion do mundo, mas dela você pode judiar sem dó nem piedade. Prefira o resistente ao bonito – suas bolsas agradecem!
Reaproveite
Uma coisa que a minha mãe adora fazer, e muito pouca gente faz, é reaproveitar os cadernos. Em outras palavras, em todo final de ano, ela pega aqueles cadernos que a gente usou, tira a espiral, pega todas as folhas em branco e as utiliza pra fazer um caderno novinho, usando as capas dos cadernos velhos e qualquer das espirais.
Claro, não fica a coisa mais linda do mundo, mas pense em quantas páginas em branco são desperdiçadas toda vez que você se desfaz de um caderno sem utilizá-lo por inteiro. Se você juntasse todas elas, teria uma porção de cadernos novinhos pra uso. Então, sem medo de usar um caderno feio: desmonte seus cadernos e remonte da maneira que quiser. Dá até pra customizar as capas, usando recortes de revistas, desenhos e qualquer coisa que você goste, coladas e plastificadas. Pensa em quanta coisa dá pra fazer com aqueles 15 reais de cada caderno novo que você deixou de comprar.
Bem, essas foram as minhas dicas, e espero que vocês tenham gostado!
Um bom retorno à rotina, meninas! Beijos!
12 COMENTÁRIOS
Rafaelli
14 anos atrásEu sou muito desleixada! Normalmente começo o semestre sem caderno 😛 Aí depois de umas duas semanas compro qualquer um. E o resto eu roubo do material do irmão mais novo. Infalível a minha tática! ahuehuhuaheua
Eu sou daquelas alunas que vai pra facul com um carderno e uma caneta perdida na bolsa.
A3
14 anos atrásNem me lembreeee faculdade voltando q desesperoo!!
http://a3clube.wordpress.com/
Bruna
14 anos atrásOi!
hummm, eu não aguente e fiz minhas comprinhas de materiais e tudo com desenho , coisinhas fofas hahahaha, espero que dê pra usar tudo, mas agora que vc falou é bom mesmo comprar lápis em caixa fechada.
bjs e até mais!
Bruh
14 anos atrásÓtimas dicas! Eu adorava comprar material escolar, até hoje gosto de ficar admirando.
Uma dica legal é: se um caderno/agenda/fichário de capa feia for mais barato, é só customizar e deixar do seu jeitinho. Fiz muuuuito isso!
Beijos!
Gabriela
14 anos atrásRealmente.. Volta ás aulas costuma ser um bafo! 😡
Beijos :*
@GabrielaSoldi
Bichodamoda.blogspot.com
Leca
14 anos atrásAi, ai, nem me lembre… Minhas aulas da faculdade já voltam na terça-feira. ;/ Vou ver se compro uns mimos de papelaria para me animar 🙂
Beijo!
Tati Canto
14 anos atrásótimas dicas!!
Bjs, Tati
http://loveshoesblog.wordpress.com/
@loveshoesblog
Ellen
14 anos atrásAinda bem que ja passei dessa fase hehehehe
beijosss
Lu
14 anos atrásEu amooo material escolar… canetas coloridas principalmente!
Na faculdade nem usa muito, infelizmente…
Bjs Lu
Shirley Mello
14 anos atrásNossa, essas dicas foram mesmo preciosas. Eu nunca fui de seguir mto a modinha, mas concordo que a gente deve optar pelo mais resistente para ter por mais tempo.
Bjs
Louise Marie
14 anos atrásAmei as dicas! E amei o tutorial de esfumado preto! Pena que não posso com nada preto porque meu olho sua muito. treeshte!!!
Beijos e ótimo fim de semana!
Paula Francis
14 anos atrásMinha aulas tbm estão para começar, mas não estou consumista nessa área, haha.
Gosto de customizar/reaproveitar/capinar o que tenho! Fiz muito isso de tirar o espiral e pegar as folhas em branco, haha.
Beijinhos! :*