Pesquise aqui...
TOP
Diversos

De malas prontas para: Aracaju

Achou que eu iria me mudar para Aracaju? Infelizmente não hahaha. Mas, hoje segue as postagens de viagem do blog, lembram? Começamos as postagens viajando por Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e agora Aracaju – SE. Convidei minha amiga Lala Ismerim (conheça o blog dela aqui) que mora lá para compartilhar com vocês algumas curiosidades da cidade em que vive e quem sabe depois de ler este post você não agenda sua próxima aventura para lá?

Leia também:

3 sites e aplicativos para planejar sua viagem!

Como arrumar sua mala de viagem?

1- Porque visitar sua cidade?

Aracaju é uma cidade ótima para quem quer passar uns dias de descanso em uma cidade mais tranquila. Por mais que seja uma capital é uma cidade pequena, o que acaba sendo ótimo pois tudo é muito perto. O trânsito não anda dos melhores ultimamente mas nada muito absurdo já que as distâncias são bem curtas. Por aqui só tem duas estações no ano: verão e chuva! Até o nosso “inverno” é quente. Então da para aproveitar uma praia praticamente o ano inteiro!

Indico dar uma passeada na Orla de Atalaia que você pode fazer a pé ou de bicicleta. Pode ir de carro também mas garanto que não vai ter tanta graça. Aproveitando que está na Orla faça uma visita ao Oceanário de Aracaju e à feirinha de artesanato, tire uma foto com o caranguejo gigante e com o nome “Aracaju”. Falando em caranguejo gigante ele se encontra no início da Passarela do Caranguejo, local que fica na Orla de Atalaia e que tem vários bares e restaurantes com comidas típicas.

Se o dia estiver de sol não deixe de aproveitar a praia de Aruana. Lá se encontram vários bares de praia com ótima estrutura e comida deliciosa. E não deixe de tomar um banho de mar, a água é quentinha e deliciosa! Indico os bares Duna, Com Amor Beach Bar e Parati.

Outro lugar que você não pode deixar de conhecer é o Museu da Gente Sergipana. Primeiro museu multimídia interativo do norte-nordeste que expõe um acervo do patrimônio cultural material e imaterial do estado de Sergipe. É um museu muito interessante onde você pode conhecer um pouco da nossa cultura, nossas gírias, comidas típicas e muito mais!
Recentemente se inaugurou o Largo da Gente Sergipana, um local que fica em frente ao museu, do outro lado da avenida e que mostra mais um pouco da cultura do nosso estado com algumas esculturas gigantes.

Aproveite que já está no centro da cidade e vá conhecer os Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, lá você pode comprar artesanato local e ainda algumas comidas como queijos e castanhas.

Agora se você quer conhecer o melhor Festejo Junino do Nordeste tem que visitar a cidade no mês de Junho! Nesse mês acontece o Forró Caju, festa gratuita que dura vários dias com diversas bandas de forró que que acontece no Mercado, e o Arraiá do Povo, uma vila junina de acesso gratuito na Orla de Atalaia com comidas típicas, quadrilhas juninas e shows.

2- Onde se Hospedar?

O melhor lugar para se hospedar em Aracaju vai depender do tipo de viagem que você está fazendo. Se veio a passeio e quer mais curtir uma praia o ideal é ficar em hotéis e pousadas na Orla de Atalaia. Desse modo você já fica pertinho da praia e vai gastar pouco para se deslocar. Mas se o seu intuito é ficar mais próximo da cidade tem vários hotéis bem
próximos aos dois shoppings (Shopping Jardins e Shopping RioMar). Porém Aracaju é uma cidade pequena então não se gasta muito de uber ou taxi. Além disso, é uma cidade tranquila de se andar de carro. Apesar de não ter muitas placas é fácil de se locomover com um gps.

3- Culinária e Pratos da cidade?

Bom, cidade de praia não pode deixar de comer um peixe ou marisco. Preparado de qualquer jeito é sempre uma delícia, pode ser frito ou em moqueca. Além disso não deixe de provar uma água de coco geladinha, comer caranguejo e amendoim cozido. Se você veio em Aracaju e não provou esses 3 itens pode considerar que não veio aqui!

Nós temos algumas frutas típicas da região e que dão ótimos sucos, então não deixe de provar o suco de Caju e Mangaba! São deliciosos, inclusive os meus favoritos! Pra quem quer um jantar tipicamente nordestino tem que ir no Mangará. Lá tem de tudo que você pode imaginar: cuscuz, macaxeira cozida, inhame cozido, galinha de capoeira, carne do sol, charque, gratinado de macaxeira, tapioca… e por aí vai. Um verdadeiro jantar nordestino! E o melhor é que o lugar é uma gracinha e super frequentado pelos moradores da cidade. 😀

4- Quais locais você recomenda em Aracaju para as pessoas se divertirem?

Para quem quer se divertir recomento o Tequila Café que é um bar com shows de rock e outros gêneros. Frequentava muito quando era mais jovem e recentemente reabriu na Orla de Atalaia. O Calles Bar de Tapas também fica
na Orla de Atalaia e apesar do forte ser a comida sempre tem uma ótima música.

Tem também o The Stones Pub, o local é pequeno e fica em uma área residencial mas que sempre tem ótimas bandas. Além desses tem muitos outros, então é sempre bom ficar de olho na programação de festas da cidade. Além dos forrós no mês de junho tem uma outra festa que que atrai muita gente de fora, a Odonto Fantasy. Festa temática à fantasia e que ocorre no segundo semestre, geralmente em outubro/novembro.

Por aqui da para se divertir comendo muito bem! Na Orla tem vários restaurantes muito bons mas não fique preso nesse espaço. Pela cidade estão espalhados diversos restaurante maravilhosos como: churrascaria (Fuego), comida japonesa (Hiroki, Senzai e Shouri), pizzaria e comida italiana (Manjericão e La Vecchia) e cafés (Forneria, Casa Alemã, Le Café, Art in
Coffee e Café Feito a Grão).

Pra quem prefere uma programação mais tranquila temos alguns parques pela cidade. No Parque da Sementeira (ou Augusto Franco) você pode fazer caminhadas, andar de bicicleta e até fazer um piquenique. No Parque dos Cajueiros tem um deck com vista pro Rio Poxim e um restaurante maravilhoso, o Blend. Para quem quer ver o melhor pôr do sol da cidade tem que ir na Orla do Pôr do Sol.

É uma orla pequena que fica no povoado mosqueiro, de lá saem vários passeios de catamarã, mas você ainda pode praticar sup por ali mesmo ou comer em algum restaurante. Mas por ser uma cidade pequena não se limite à Aracaju. Tem muitos passeios interessantes para se fazer em locais próximos, como visitar os Cânios de Xingó em Canindé de São Francisco.

5- Quais looks levar na mala para conhecer sua cidade?

Já comentei anteriormente que aqui só tem duas estações definidas: verão e chuva. O verão dura praticamente o ano inteiro e a temperatura varia entre os 29 e 33 graus. O sol é bem forte mas pelo menos venta bastante também. Recomendo protetor solar e roupas frescas, como short, vestido, saia e camiseta. Porém, como a cidade é quente saiba que a maioria dos estabelecimentos possuem ar condicionado, então traga um casaquinho pois em algum lugar pode fazer um pouco de frio.

Nos meses de maio, junho, julho e agosto a temperatura fica mais fresca (entre 27 e 29 graus) e chove. Mas não chega a fazer frio, raramente tem dias que a temperatura cai mais e chove muito, chegando a uns 24 ou 25 graus. Não da pra considerar que ta frio mas para o Aracajuano esta frio sim e você irá ver todo mundo de casaco na rua! Nessa época é bom trazer um sapato fechado por conta da chuva. Mas se o dia não estiver chovendo da até pra pegar uma praia, então é roupa fresca com um casaquinho. E mesmo estando nublado passe protetor solar! 😉

Ah!!! Se for curtir um forrózinho em junho é bom trazer uma botinha! Nessa época chove quase sempre a noite, as festas são ao ar livre (sim, se prepare pra dançar forró na chuva) e ninguém merece ficar com o pé molhado.

Tenho muita vontade de conhecer Aracaju, minhas expectativas aumentaram aqui!

E você, conhece Aracaju?

Dia de Brilho

«

»

13 COMENTÁRIOS

  • Pathy Guarnieri

    Eu morro de vontade de conhecer Aracaju! Ô cidade linda!

    Beijo!
    Cores do Vício

    • Wanessa de Oliveira
      AUTHOR

      Demais da conta!!
      bjs

  • Luana Souza

    Uaau, fiquei com vontade de conhecerr, parece ser incrível!! http://www.blogbelezamake.com

    • Wanessa de Oliveira
      AUTHOR

      Bem legal né?
      bjs

  • Natalia

    Tenho vontade de conhecer, principalmente pela parte da gastronomia que deve ser maravilhosa.

    • Wanessa de Oliveira
      AUTHOR

      Também acho viu!

  • samanta

    nossa que delicia de lugar, pelo visto é ótimo para descanso, vendo suas fotos eu só tenho uma conclusao: preciso visitar <3 que post super legal, gostei de ler
    https://dosedeestrela.blogspot.com/

    • Wanessa de Oliveira
      AUTHOR

      Visita mesmo <3

  • simonebenvindo2015

    Amei o post, me trouxe boas lembranças, amei conhecer Aracaju, que lugar maravilhoso ♥
    Charme-se

    • Wanessa de Oliveira
      AUTHOR

      sério? Tão bom né, quando isso acontece <3

  • Lala Ismerim

    Ahhhh minha cidade lindaaa!
    Obrigada pelo convite Wan. E estou te aguardando por aqui!
    Beijo

    • Wanessa de Oliveira
      AUTHOR

      querooooo <3
      bjs

  • Wanessa de Oliveira
    AUTHOR

    eu também iria haahhahahaha
    bjs

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]