Post publicado por: Gabriela Izar
Quando a Wanessa me pediu pra falar sobre fotografia me veio um milhão de coisas na cabeça, sobre o que seria mais legal de falar, porque são tantas técnicas e pequenas coisas que envolvem a fotografia, que ficaria um dia inteiro falando sobre. Mas como ninguém tem tempo pra ficar ouvindo e muito menos lendo um post gigante, vamos lá.
SOBRE FOTOGRAFIA
O título do post diz bem o que vamos falar, mistérios. Bom, pra quem curte fotografia não tem nada de mistério. Ah mas e aqueles números, cálculos, e F’s que os fotógrafos tanto falam? Aquilo ali são as, digamos “configuração” que a gente usa pra fotografar. Os F’s são os valores do diafragma e os números são de obturador. Ok, ninguém deve ta entendendo nada, vamos simplificar as coisas. Diafragma é a abertura por onde entra a luz na câmera e o obturador a gente usa pra controlar a quantidade de luz que vai entrar na câmera. Sabe quando aquelas fotos saem “estouradas”, todas brancas demais? Pois é, aquilo ali não é efeito de Instagram, é exposição demais, ou seja entrou muita luz e a foto ficou desse jeito.
QUAL É A MELHOR HORA PARA FOTOGRAFAR?
Não vou ficar falando de termos técnicos porque ninguém aqui é obrigado também a ficar lendo termos. Vamos ao que interessa de vez. A arte da fotografia, que por sinal é a coisa mais linda que existe.Voltando um pouquinho no assunto luz, é sempre bom saber usá-la da maneira certa, pra que suas fotos saem do jeito certo. Então o mais recomendado é fotografar na parte da manhã, por volta das 8/9 horas, isso em ambiente externo. Tem gente que gosta de fotografar a tardinha, lá pras 17 horas quando ainda tem um restinho de sol e ele já ta quase indo embora. Posso dizer que rende bastante foto boa. Mas gente, por favor, nunca fotografem na luz de 11/12 horas, é a pior luz, é onde você vai deixar tudo e todos com a sombra super marcada e fora que é um sol de lascar. Daí o fotógrafo e modelo ficam estorricando no sol de meio dia né, cá pra nós. Os horários que eu falei que são ideais são porque deixam a sombra suave e não mata ninguém no sol, hehe.
FILTROS E EFEITOS
Os filtros e afins, isso a gente quase teria que fazer um post a parte de tantas opções que existes, mas vou citar as principais e as que eu mais gosto. A começar pelo Instagram amado, que acho que é o básico nosso de cada dia, haha. Adoro os filtros que tem nele, são realmente muito legais. Além disso, tem o site PicMonkey aqui que além de você colocar filtro e editar a foto, rola de fazer montagens bem legais nele. Que as vezes é bem útil. Outro site legal é o Pixlr-matric aqui possui vários efeitos de iluminação, desenhos e molduras. Ele tem aplicativo para Android e Iphone e é gratuito :). Pra quem curte fotografia com estilo vintage (aquelas câmeras instantâneas da década de 30) eu super recomendo o Poladroid aqui. Ele possui molduras e efeitos bem bacanas.
Um outro site que eu acho a coisa mais fofa é o La Photo Cabine aqui. Quem já viu o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain sabe do que eu to falando, são aquelas cabines antigas que existiam nas estações de trem onde tirava foto instantânea, geralmente usadas como 3×4. Então, esse site recria essas cabines, e com sua própria webcam faz com que você se sinta dentro de uma dessas cabines e com um clique que tira 4 foto em seguida. Um ótimo jeito de diversão entre amigos. Para os que tem interesse, existem os filtros que se coloca nas lentes, mas isso são para câmeras profissionais. Os efeitos em photoshop, ai já é uma coisa mais elaborada. Mas você consegue aplicar efeitos bem parecidos com os que a gente vê no Pixlr-matric/Pixlr-express.
MODOS DE FOTOGRAFAR
A maioria coloca a câmera no automático, com flash ou não e sai clicando. Esse é o modo digamos que certo pra quem é leigo no assunto, pra quem realmente não entendeu nada do que eu falei no começo do post, hehe. Mas se você quiser se aventurar no modo manual, eu super recomendo, por que você tem todo o controle da foto. No automático ele calcula tudo pra você e inclusive mede a luz toda do ambiente. No manual você que tem que fazer isso, mas calma não se assuste, não é um bicho de sete cabeças como todo mundo pensa, pelo contrario, se você entender como funciona o obturador e o diafragma já é meio caminho andado.
Uma última dica, hoje em dia tudo é digital, a praticidade de se fotografar e ver o resultado a um segundo depois do clique é genial. Não vamos negar que isso ajuda horrores, mas a sensação de não ver o resultado na hora e a curiosidade de abrir um pacote de fotos reveladas é excitante (desculpa o termo usado, mas é o que se encaixa melhor!).
Daí você fala: Ahh mas ninguém fotografa com câmera analógica (de filme ) atualmente. Ai é que você se engana, as vendas voltaram a crescer e a quantidade de modelo que existe hoje em dia de câmeras analógicas é inúmeras. A marca Lomo é a que “reina” nesse quesito. A quantidade de câmera que a Lomography tem é enorme, eu mesma tenho uma Lomo fish eye (olho de peixe) que possui a lente em formato de olho do peixe, ela é arredondada nas laterais e todas as fotos registradas ficam como a foto abaixo.
Não deixe de fotografar com câmera analógica também. E tenham sempre em mãos uma digital pela praticidade, mas fotografe e volte a ter a experiência de esperar revelar para ver o resultado. Saia e fotografe, nem que seja até a esquina de casa, comece a observar tudo que há ao seu redor, comece a ver com outros olhos e perceba os detalhes e a delicadeza das coisas.
Conheça o trabalho da Gabriela aqui e o Twitter dela: @Gabriela_izar
Alguma dúvida sobre fotografia e como fotografar?
3 COMENTÁRIOS
Carolina Barboza
12 anos atrásOi Wan,
Adorei as dicas da Gabi, ela parece entender muuito!
Esse detalhe da luz é muito importante mesmo, procuro estar sempre atenta…
Muito bacana esse post 🙂
Beijo, tenha uma ótima terça-feira
Just Carol
Diise França
12 anos atrásCaramba, tudo o que preciso ara melhorar as fotos. Que otimo, Gaby! Seja bem-vinda e estou aguardando mais e mais dicas!