Pesquise aqui...
TOP
Decoração

Parede de Plantas: Quais espécies, onde e como decorar o ambiente

Se você gosta de mudanças na decoração e acompanha as tendências sabe bem que a parede de plantas é uma ideia interessante e que transforma o ambiente.

plantasnadecoracao

Afinal, adicionar plantas e flores na decoração em casas e apartamentos, ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade daqueles que passam boas horas no seu imóvel. 

Ou seja, a parede de plantas além de versátil e democrática também pode ser instalada em diferentes ambientes da casa ou apartamento incluindo sala de jantar, banheiro, varanda e até home office. 

plantasnaparede

Quais espécies de plantas escolher para decorar o ambiente

Bom, se você deseja criar um ambiente com parede de plantas. A ideia de um jardim vertical em casa é super bem vinda. Até porque as plantas trazem beleza e personalidade ao ambiente.

O cultivo vertical por exemplo, de folhagens, flores, temperos e demais hortaliças pode ser uma das vantagens atreladas ao uso da parede de plantas na decoração. 

Portanto, é importante entender o que cada planta apresenta, suas formas de manutenção e cultivo. Por exemplo, caso você escolha a ideia de um jardim vertical as plantas devem ser adaptadas a locais com alta incidência de luz natural. 

plantasdeparedesala

Acima de tudo, observe qual a incidência de luz natural que o espaço recebe e a partir daí é possível escolher as plantas por meio de categorias, seja elas plantas de pleno sol (precisam de pelo menos 4 horas de raios solares), plantas de meia sombra (gosta do sol apenas no período da manhã e no fim de tarde) , plantas de sombra total (precisam apenas da luminosidade indireta para desenvolverem).

5 espécies de plantas onde há pouca incidência de sol: Antúrio, Samambaia, Véu-de-Noiva, Dinheiro-em-penca e Costela de Adão. 

5 espécies de plantas onde há muita incidência de sol: Petúnias, Hera-Inglesa, Lambari-roxo, Aspargo-pluma e Orquídea-grapete.

Onde colocar a parede de plantas no ambiente?

A parede de plantas é uma maneira despojada e criativa de complementar a decoração de diferentes ambientes. 

Por exemplo, a fachada de casas, escritórios, e espaços comerciais ganham um toque especial e orgânico na presença dessas plantas. 

Existem diversos modelos de muro que podem agregar ainda mais valor na estética do imóvel como o muro de pedra, o muro de vidro e o muro decorado com plantas.

plantasnobanheiro

Em ambientes internos, a parede de plantas pode ser adicionada na decoração da sala de estar atrás do sofá, no banheiro, home office ou até mesmo na sala de jantar.

Por outro lado, a varanda gourmet a parede de plantas também pode trazer um toque fresco e acolhedor para o espaço. A parede de plantas pode ser feita por vasos, jardim vertical, sistema modular entre outros materiais de sua preferência. 

Na área de lazer, a parede de plantas pode decorar o espaço próximo a churrasqueira ou piscina. Além disso, as plantas auxiliam na redução das temperaturas do espaço, principalmente em dias de alta incidência solar, por exemplo. 

Como fazer parede de plantas em casa ou apartamento?

A parede de plantas pode ser feita de diversas maneiras. Para isso, definir o local onde a parede de plantas será criada, depois as plantas que serão cultivadas para assim escolher os respectivos recipientes e estruturas da parede de plantas. 

Dentre as opções existentes podemos destacar as floreiras de madeira e os vasos de plantas, a treliça (normalmente feita de madeira, também pode ser confeccionada em bambu ou PVC). 

varandagourmetcomplantas

Por outro lado, temos também os painéis de fibra de coco (que são estruturas que costumam vir com vasos feitos do mesmo material, e permitem o encaixe das plantas) já as estruturas modulares de plástico (podem ser comprados individualmente ou em kit, o que permite se adaptar a diferentes tamanhos de parede). 

Agora fica fácil escolher a melhor decoração de parede de plantas para o seu ambiente, não é mesmo?

Qual ambiente você usaria esta ideia?

Dia de Brilho

«

»

8 COMENTÁRIOS

  • Luana

    adorei!
    eu acho lindo demais!
    vou ver pra fazer no meu studio! :p

    xoxo
    Guria do Século Passado

  • Juliana Ferreira

    Acho a coisa mais linda plantas em casa, mas moro em apê e tenho uma gata louca que não contribui rsrs, aí só babo nas fotos e inspirações

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

  • Simone Benvindo

    Eu acho lindo, pretendo colar aqui em casa, mas serão todas de plástico.

  • Pamela

    Nossa amiga, estou querendo colocar uma aqui, mas com plantas falsas.
    Quero pra fazer fotos.. estou querendo colocar numa parede no quarto por enquanto.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

  • Leslie Leite

    Oi Wan,
    Aqui em casa eu fiz um jardim vertical com garrafas pet, ficou muito lindo, mas depois comecei a notar algumas dificuldades, como na hora da rega ou se ventava muito, por que minha parede de plantas ficava em área externa. Na hora de montar o jardim vertical é bom que seja bem planejado, e principalmente com relação à escolha das plantas, por isso gostei bastante das suas dicas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  • Camila Faria

    Eu acho super bonito, mas sei que dá um trabalhão para cuidar. Tenho uma amiga que fez uma parede de plantas na área da piscina da casa dela e precisou contratar um serviço de jardinagem para dar conta da manutenção ~ ela tentou fazer sozinha, mas não estava conseguindo lidar com os fatores externos como chuva, umidade demais ou de menos… Tem que ter uma mão muito boa para plantas!

    Beijos Wan!

  • Lovely

    I love plant walls! Thanks for sharing these tips!
    xoxo
    Lovely
    http://www.mynameislovely.com

  • julia

    Oie, amei as dicas, sou louca pra colocar umas plantinhas aqui na minha casa, fazer um jardinzinho vertical, acho a coisa mais linda.

    http://www.blogresenhando.travel.blog

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.