Pesquise aqui...
TOP
Dicas Publicidade

Spirulina: uma microalga rica em nutrientes, em múltiplas virtudes nutricionais

Extremamente rica em antioxidantes, proteínas e outros nutrientes essenciais, a spirulina é uma alga microscópica de água doce que usa a fotossíntese, como as plantas, para se desenvolver. Cada vez mais recomendada em fitoterapia, é consumido na forma de suplemento alimentar natural para enriquecer a dieta e otimizar o bom funcionamento do organismo.

spirulinabeneficios

Saiba mais sobre a spirulina, a microalga com múltiplos poderes

A spirulina utilizada nos suplementos alimentares é da família das cianobactérias, cujo nome científico é Arthrospira platenses, que remete à sua forma espiral característica. Esta microalga distingue-se por sua coloração verde-azulada, devido ao seu teor de ficocianina e clorofila, pigmentos naturais.

Conhecida há cerca de 3,5 bilhões de anos, a spirulina agora está orgulhosamente nas lojas de suplementos orgânicos devido às suas muitas virtudes nutricionais. Originalmente, cresce em águas quentes no sul da Ásia ou no México, mas hoje em dia, os produtores seduzidos por suas qualidades nutricionais também a cultivam em solo brasileiro, o que garante uma rastreabilidade impecável e facilita sua entrega.

Devido à sua excepcional riqueza em nutrientes, a spirulina é um superalimento natural muito popular para complementar a dieta. Não é à toa que essa microalga foi eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o melhor alimento do século 21 para a humanidade. 

Composição Nutricional da Spirulina

A alga spirulina tem um perfil nutricional notável, pois contém uma grande variedade de micronutrientes em concentrações elevadas.

É muito rica em proteínas de excelente qualidade (60 a 70% do seu peso seco é proteína) e ferro de fácil assimilação pelo organismo. Também contém uma boa quantidade de betacaroteno (vitamina A), vitamina D, E e K, e ácidos graxos ômega-6.

Além da ficocianina, um antioxidante muito poderoso, anti-inflamatório e especialmente estimulante do sistema imunológico, também contém clorofila, outro pigmento vegetal com propriedades antioxidantes de grande valor.

Por outro lado, é uma fonte interessante de vitaminas do grupo B, que participam do desenvolvimento e proteção das células. A spirulina fornece também minerais e oligoelementos, como cálcio, fósforo, magnésio, zinco e cobre, envolvidos em uma ampla gama de funções vitais, como a fabricação de proteínas, a fortificação do esqueleto e o controle do balanço hídrico. 

Efeitos Benéficos da Spirulina

Graças aos múltiplos nutrientes que a compõem, a spirulina consumida por via oral, de acordo com a dosagem recomendada pelos fabricantes de suplementos alimentares, ajuda a otimizar vários processos fisiológicos do corpo humano. Entre as suas muitas propriedades, esta microalga contribui, entre outras coisas, para:

  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Aumentar o tônus ​​e a vitalidade;
  • Suplementar a dieta de vegetarianos e veganos;
  • Combater a desnutrição;
  • Estimular a produção de glóbulos vermelhos;
  • Otimizar a perda de peso;
  • Preservar a massa muscular durante uma dieta de emagrecimento;
  • Melhorar o desempenho esportivo;
  • Estimular o crescimento do cabelo, combater a queda, fortalecendo-o;
  • Combater o estresse oxidativo causado pelos radicais livres e responsável pelo envelhecimento celular precoce.

Spirulina, aliada do emagrecimento com saúde

O elevado teor de proteína vegetal da spirulina aumenta a saciedade e regula o apetite. Esta microalga contém todos os aminoácidos que o corpo não fabrica naturalmente, incluindo o triptofano, fundamental para o equilíbrio emocional, e a fenilalanina, precursora da energizante dopamina. Como bônus, a spirulina aumenta a produção de lactobacilos intestinais e estimula a digestão. 

Um superalimento com propriedades antienvelhecimento

Pelas propriedades antirradicais livres – concentração de betacaroteno dez a quinze vezes superior à da cenoura e da vitamina E – a spirulina torna-se um ativo antienvelhecimento. Novamente esta microalga é a melhor aliada para uma pele bonita: ao potencializar a produção de colágeno – proteína que desempenha um papel na elasticidade e firmeza da pele. O zinco, por sua vez, atua contra manchas e acne, reduzindo a inflamação da pele e limitando as lesões.

Como consumir a microalga spirulina?

A spirulina pode ser consumida desidratada, como outras algas, na forma de pó, para ser adicionado a sucos, smoothies ou sopas; ou ainda em pastilhas ou cápsulas, encontradas no mercado de suplementos alimentares naturais.

Embora existam alimentos enriquecidos com spirulina, como algumas massas, por exemplo, a melhor forma de aproveitar as virtudes dessa poderosa alga é optar por um suplemento alimentar, de preferência orgânico.

A spirulina presente em suplementos alimentares de boa qualidade contêm microalgas especificamente selecionadas, provenientes da agricultura biológica, e que são obtidas através de técnicas de cultivo e secagem que respeitam os ingredientes ativos da planta.

Assim, é possível ingerir um suplemento alimentar devidamente controlado, isento de metais pesados, pesticidas e outras substâncias tóxicas, e aproveitar os benefícios da spirulina com segurança e tranquilidade.

O suplemento de spirulina pode ser tomado de manhã, para maximizar os seus efeitos, ou antes do almoço. Como parte de um reequilíbrio alimentar, consuma a spirulina idealmente 30 minutos antes das refeições.

Dia de Brilho

«

»

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]