Por: Larissa Siriani

Enfim, férias! Pra você que estudou e trabalhou o ano inteiro, verão é a época do ano em que tudo o que você quer é sombra e água fresca, certo? ERRADO. Eu bem sei que o que praticamente todo mundo quer nesse verão é um sol bem bonito no céu, e uma boa praia pra aproveitar! Eu também adoro tudo isso! Só tem um defeito: a volta.

Além de ter que voltar pra rotina, geralmente a gente volta da praia num estado lastimável de beleza: cabelos ressecados, pele descascando, e, no meu caso, tão vermelha de queimaduras que não consigo nem respirar sem sentir dor. Pra que isso não aconteça com você nesse verão, se cuide, pra voltar da praia ainda mais bonita do que já foi!

Proteja-se!

Protetor solar é indispensável – mesmo pra quem quer pegar uma cor! Portanto, eis a regra número um das praias: NÃO SAIA DE CASA SEM PROTETOR SOLAR. Se você for branquinha, como eu, piorou. Bloqueador solar, no mínimo, fator 30, meninas! Não só pela questão de saúde – excesso de sol com falta de proteção, ainda mais em quem tem a pele sensível, pode causar complicações como câncer de pele – mas também pela própria beleza: uma pele exposta constantemente ao sol envelhece 2 vezes (senão mais) mais rápido do que uma pele bem cuidada. Portanto, além do companheiro protetor solar, evite banhos de sol nos piores horários – pelo menos das 10h da manhã até as 14h da tarde – e, se estiver já queimada, não tenha vergonha de colocar uma camiseta pra sair ao sol. Não queremos piorar, certo?

Se você é morena ou quer pegar uma cor, os conselhos também se aplicam a você. Aqueles famosos óleos bronzeadores são permitidos, mas também devem vir acompanhados da proteção – passe primeiro o protetor, de um fator mais baixo – digamos, 15 ou 20 – pra só então, depois que ele secar, passar o bronzeador. Uma dica da vovó pra quem quer ficar bronzeada está também na alimentação! Alimentos que contém betacaroteno – como a cenoura, a beterraba, o mamão – estimulam a produção natural da melanina, que é responsável pelo bronzeamento natural da pele. É um ótimo jeito de ficar saudável E bronzeada ao mesmo tempo! Mas atenção: esses alimentos devem ser ingeridos CRUS (no caso dos legumes), já que o cozimento pode destruir alguns nutrientes. Ficadica.

Cabelos ressecados? Nunca mais!

Nada pior do que o estado absolutamente lastimável em que voltam os nossos cabelos depois de irmos pra praia, né? Não dá pra evitar todos os danos, mas dá, sim, pra amenizar alguns deles!

Antes de tudo, evite cabelos soltos nessa época do ano! Se for andar muito tempo no sol – tipo uma caminhada na praia – prenda e, se possível, coloque um chapéu ou boné. Desse jeito, somente parte dos fios será danificada pelo excesso de calor.

Se for entrar na água – piscina ou mar – não deixe os cabelos secarem naturalmente logo em seguida! Esse é um erro TERRÍVEL que todo mundo comete, sem saber que, quando ele seca com o sal do mar, ou o cloro da piscina, é como jogar ácido na própria cabeça pra deixar os fios torrarem! O certo é passar primeiro bastante água doce pra tirar o excesso de sal ou cloro – não precisa lavar, com shampoo e coisa e tal, só água mesmo – e tirar o excesso de água com uma toalha.

Não hesite também em encher seu cabelo de creme quando for lavar, e em fazer uma boa hidratação quando voltar de viagem. Cremes de pentear com fator de proteção solar também são bem vindos.

Alimente-se bem!

No verão, uma alimentação leve é o segredo da beleza e da disposição. Portanto, evite o quanto puder alimentos gordurosos – como chocolates, maionese, refrigerantes, e os adoráveis camarõezinhos que a gente come à beira mar – e se jogue de cabeça em tudo que for natural: sucos de frutas, verduras, legumes, frutas, muita água! Além das propriedades que alguns possuem – como o betacaroteno citado acima, que estimula o bronzeamento – esses alimentos hidratam e te deixam mais disposta pra aproveitar os dias de praia. Nada melhor, né?

Então é isso! Aproveitem as dicas, aproveite o sol, o calor, o verão, a praia, e tenham um excelente fim de ano! Que 2011 venha cheio de brilho pra todas vocês!

Beijosmil