Pesquise aqui...
TOP
Diversos

10 coisas que eu aprendi com o blog

Manter um blog por tantos anos na estrada não é fácil. Criar um espaço com sua identidade e mostrar ao mundo suas opiniões, incertezas, escolhas e preferências é uma tarefa que exige tempo, paciência e muita pesquisa ainda mais quando desejamos um blog com conteúdo impecável e que possa ajudar alguém do outro lado da tela que tem alguma dúvida ou que procura alguma informação no seu cantinho.

dicasblogs

Durante esses 5 anos e meio de blog aprendi bastante coisa e estou sempre em busca de melhorar. Além disso, tenho várias amigas que sempre me perguntam como começar um blog o primeiro passo é pensar nos assuntos que vai falar, ter um planejamento de posts, pagamentos de hospedagem, domínio e layout e se vai precisar de ajuda de mais pessoas para criar conteúdo, após isso é decidir o nome, criar o seu espaço e utilizar algumas ferramentas para que todos conheçam seu espaço. 😉

Caso, você ainda não sabe como começar, segue algumas dicas simples e que podem te ajudar.

1. Sucesso não é tudo!

Alguns blogs conseguem atingir sucesso imediato e isso depende de vários fatores como frequência de posts, conteúdo de qualidade e original, responder comentários, fazer bom uso das redes sociais e sempre inovar o seu blog e mostrando cada vez mais sua identidade.

2. Não se esqueça do planejamento.

Ter um calendário mensal de posts facilita na criação de ideias e inspirações, assim te ajuda quando falta conteúdo para posts futuros. Fica bem mais fácil também pra quem posta todos os dias. Outra dica que funciona é olhar todo os posts que você fez e ver qual assunto ainda não foi falado. Você pode aproveitar também e trabalhar com ideias novas de posts mais acessados.

3. Primeira impressão é a que fica.

Os leitores assim como os parceiros e as marcas estão o tempo todo atentas atrás de blogs com design bonito e elegante. E se o conteúdo for excelente assim como a roupa do blog, pode ter certeza que muitos contatos virão atrás de você.

4. Conteúdo de Qualidade

Eu detesto acessar blogs que não se preocupam em produzir conteúdo original, aqueles que copiam notícias, releases e informações de outros sites sem citar a fonte perdem ainda mais pontos comigo. Se você pretende criar um espaço neste estilo é bom rever os seus conceitos. Criar conteúdo de qualidade dá trabalho mais sendo bem feito e sincero o leitor vai voltar mais vezes!

5. Escreva muito e de tudo!

Sabe aqueles rascunhos que você fez e nunca publicou? Tente reescrevê-los! Escreva crônicas, sobre história, cultura, design, decoração, leitura, vídeos, música explore todas as alternativas possíveis para melhorar ainda mais na escrita.

blogandod

6. Entenda suas redes sociais. 

Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Youtube são ótimas ferramentas para divulgar seu blog. Mas, é preciso entender suas características, pois cada uma funciona de determinada forma, além disso, aprenda a analisar os melhores horários de postagens para atingir o maior acesso possível!

7. Leia blogs, revistas, livros e assista vídeos 

Você tem o computador na sua mão, portanto abuse dele o máximo que puder. Conheça blogs nacionais e internacionais, clique nos blogs favoritos que você tem o costume de ler, pois assim você aumenta seu feed de leituras. Compre revistas e crie boards de inspirações para te ajudar na produção de conteúdo. Leia livros de todos os temas, idiomas e estilos eles vão abrir sua mente para novas aspirações. E pra quem tem conta no youtube, vale assistir aqueles vídeos que possuem boa edição e que transmitam transparência e eficiência em seus conteúdos visuais, isso ajuda a melhorar o seu canal.

8. Amizades virtuais existem sim!

Demorei muito para criar laços de amizades no mundo dos blogs, as amizades de hoje são as leitoras  do passado que viraram amigas pra vida. Muitos perguntam como vocês se conheceram? Resposta fácil, criando o vínculo de responder todos os dias o comentário e trocar ideias no meu e no blog amigo. O blog proporciona um networking incrível de pessoas seja conhecendo virtualmente ou eventos, através delas você pode construir projetos, parcerias e contatos que vão te ajudar no crescimento do seu blog. Socializar é importante, tá?

9. Use o analytics a seu favor!

Eu sou viciada em gráficos e analytics acreditem se quiser, hahaha! No começo achei complicado, mas com o tempo através de pesquisa e leituras eu fui entendo como funcionava para entender cada informação que ele mostra. Instalar o analytics é essencial, pois ali você avalia o progresso do seu blog observando acesso de posts, quanto tempo o leitor fica dentro do seu blog, de onde ele acessa e muitas outras informações necessárias que te ajudam a melhorar cada vez mais o seu espaço.

10. Mente aberta para novas oportunidades

Ter a mente aberta para aceitar críticas negativas e construtivas, elogios, sugestões de posts e inspirações é importante. Eu sempre levei isso comigo desde do começo do blog e sigo firme até hoje. Crie o blog pra você e especialmente para os outros, por mais que uma tendência de moda, beleza, decoração, filme, leitura não te agrade vale falar dela no blog é uma maneira de você mostrar e descobrir uma nova visão e mudar conceitos e preconceitos que estavam na sua cabeça.

E você, o que aprendeu de mais importante no seu blog?

Dia de Brilho

«

»

30 COMENTÁRIOS

  • Diise

    Estou aprendendo ainda a me planejar!
    O blog pede isso, então sem planejamento nada vai!
    Adorei o post, Wan!
    Beijos

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Sim, planejar é importante!
      Que bom lindona!
      bjoka

  • Alessandra Mess

    Oi Wan! Amei esse post, super me identifico! Eu comecei por uma necessidade minha de mostrar as coisas que me inspiram, com o tempo, senti a necessidade de profissionalizar isso, como você mesma falou, toma tempo, dá trabalho, e a gente precisa de um retorno positivo pra seguir em frente. Tudo isso aconteceu, e hoje, graças a deus, o blog tem minha carinha, como sempre imaginei. Os posts estão cada vez mais se aperfeiçoando, e agora, senti a outra necessidade de fazer vídeos, é assim mesmo, precisamos nos atualizar sempre! E melhorar sempre!

    Super beijo lindona, é nós bloggers, hauiheiua <3
    http://workingmachine.nu/

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Mudar faz bem e sempre traz algo positivo pra nossa vida pessoal e profissional. O blog só acrescenta na vida da gente! <3
      bjoka

  • Gabriela

    Amei as dicas, também aprendi que usar o Analytics e ler revistas e outros blogs é super importante. http://www.alemdolookdodia.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Muito 🙂

  • Camila

    Realmente é tudo verdade *-*
    Já aprendi tudo isso e hoje sempre quero meu lay impecável.. como disse, a primeira impressão é a que fica 🙂
    http://www.chaeamor.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Sempre 🙂

  • Fran

    Concordo com tudo! Já vi muitos blogs começarem por "fama e dinheiro" e em menos de um ano o blog acabar, acho que tem que fazer por amor, eu criei o blog pra compartilhar apenas textos que eu escrevia e acabei ampliando os horizontes e escrevendo de tudo! Eu amo muito criar novas amizades, concordo muito, acho que blog socialização *-*
    Beijos, http://www.dosedeilusao.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Sim, criar seu espaço sem pretensão nenhuma. É aos poucos que tudo vai fluindo 🙂
      bjoka

  • Jasmim

    Obrigada pelas dicas , são muito boas querida 🙂
    Kiss Jasmim** http://jasmimlifestyle.blogspot.pt

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      De nada lindona 🙂
      bjoka

  • Adriel Christian

    Adore quando tu faz esse tipo de post com um lado pessoal. Assino em baixo em tudo o que você listou e ainda reafirmo a questão de amizade virtual entre blogueiros. Pra aqueles que são tops dos tops eu não sei, mas pra gente que tá no nosso mundinho sendo feliz, acredito que existe sim e ela se dá através dos comentários, mentios no Twitter e pode até mesmo se tornar real, basta um esforcinho.

    Adorei o post! <3

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      <3 <3 <3 <3
      Sim, nosso mundo é humilde e nós somos muito gratos por tudo!
      Que bom que curtiu 🙂

  • Fernanda

    A gente sempre acaba aprendendo muuito com as estrada de blog né? nesses anos todos blogando, aprendi simplesmente que meu blog é meu espaço de desabafo, tem dia que eu escrevo bobeiras, palavrão, tem dias que faço uma resenha sobre um filme que vi e gostei, meu cantinho de amor <3

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Sim, blog ensina muuuuito pra gente <3

  • Marcella

    Amei os seus pontos, e super concordo. Fazer um blog é muito mais do que status ou modismo. É preciso ter uma identidade e linguagem coerente, atualizada e principalmente interessante.

    bj Má http://www.2betrend.com.br

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Concordo Má, falou pouco e falou bonito!
      bjoka

  • Camila Kellen

    Ai, eu adorei.
    Muitas dessas coisas também aprendi com meu bloguinho!
    E meu cantinho do mundo favorito e batalhei pra chegar até aqui <3
    Amor é o ingrediente principal http://www.camilakellen.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Arrasou Camila, concordo com vc amor é o ingrediente principal <3

  • Camila Faria

    Que bacana esse post Wanessa! Já aprendi tanta coisa com o blog ~ e o melhor é que a cada dia a gente aprende um pouquinho mais. Sobre a vida e sobre nós mesmos, né? Blog é amor! <3
    http://naomemandeflores.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Sim, tbm tenho aprendido com os 2!
      Blog é ♥

  • Camila

    Concordo com tudo o que você disse, eu também não gosto de blogs que não tem seu próprio conteudo! E acho que o principal é fazer tudo com amor, até porque, muitas pessoas entra neste mundo, pelo fato de ser um Hobbie…
    bjus http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Sim Camila, concordo contigo!
      bjoka

  • jessiquadros

    Adorei o post!
    Também tenho o blog há algum tempo e no começo era bem dificil porque achava que se não fizesse posts sobre moda, ninguém iria gostar!
    Até que achei um equilíbrio e na verdade não escrevo quase nada sobre moda e sim sobre as coisas que eu realmente gosto!

    Bjs
    <a href="http://www.garotadebotas.com” target=”_blank”>www.garotadebotas.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Tem que ser assim o espaço é seu fale de coisas que sejam boas pra vc até encontrar leitores que se identifiquem 🙂
      bjoka

  • laryssa

    adorei , tb aprendi muito s2 bjus
    Sorria Princesinha

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      🙂

  • Gabriela Mayer

    Caramba quanto tempo na blogosfera! Parabéns pela persistência haha
    E eu amei tudo que tu citou aí! Eu só tenho 2 anos e meio e concordo com tudo, principalmente nisso de "entender as redes sociais", hahaah eu ainda peno com isso, mas cada vez mais vejo como elas podem nos ajudar na divulgação!

    Beijão http://www.perigosasgarotas.com.br/

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Elas são essenciais, ajudam mesmo 😀
      bjoka

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.