Por: Wanessa Oliveira

Bom, eu pensei nesse post, porque percebi que não só aqui em Brasília que estamos sofrendo com a seca, mais pelo Brasil todo. Estamos no período em que nossa garganta e voz sofrem alguns probleminhas. E para que isso não nos incomode sempre, vou lhe ensinar algumas dicas que aprendi, quando fazia canto. Para mantermos nossa garganta limpa e saudável. Eu não sou especialista no assunto, mais essas dicas que o meu professor passou para mim, sempre funcionaram comigo.

– Se você estiver sentindo dores na garganta, por ter exagerado com bebidas geladas. Faça o bom e velho gargarejo ( água + sal), muitas pessoas acham que ele não funciona. Mais siga essa dica, no período da noite antes de dormir faça o gargarejo, pois você não vai usar sua voz à noite, assim dando um tempo para que ela “descanse”. Claro, que se sua garganta estiver bem inflamada não vai melhorar de primeira, continue fazendo o procedimento, até que melhore. Caso ao contrário, procure um médico, ele lhe informará melhor para você.

– Vale lembrar também que a maçã e a romã são grandes aliadas para a garganta. A maçã é como um detergente, deixa limpa sua garganta. O gengibre também é um grande amigo para sua voz, você pode escolher tanto o de sal como o de doce.

– Pra quem gosta de cantar, evite comer e beber esses alimentos, antes de cantar. É triste mais tem que evitar doces, chocolates, leite, queijo. Tudo que tem açúcar e leite não faz bem para a garganta.

– E claro não podemos esquecer-nos dela a água, sim ela é essencial para esse período de seca, hidrata, mata a sede e deixa sua voz e garganta sempre saudável. Carregue uma sempre com você. Se você estiver sentindo dores na garganta, tome água natural, muitas pessoas gostam mais de gelada. Tente a mista! 😉

Gargarejo para mau hálito

– Cravo da índia
– Malva branca
– Menta

Modo de preparo: Ferva um punhado de cada ingrediente em um litro de água. Deixe esfriar e faça gargarejo quatro vezes ao dia.

Espero que essas dicas ajudem vocês. E vocês têm alguma dica que costumam fazer quando estão com dores na garganta?

Beijo, Beijo!