Os nossos hábitos diários mudam no inverno e isso influencia na saúde dos cabelos. Com a queda de temperatura, os banhos acabam ficando mais quentes. O couro cabeludo, que é rico em glândulas sebáceas, sofre um ressecamento excessivo causado pela alta temperatura, o que deixa os fios pesados e favorece o surgimento da caspa e da queda capilar. 😉

Com a baixa umidade do ar (tempo seco) aliada à poluição, é comum os fios ficarem mais ressecados e sujeitos à quebra. Isso acontece porque o vento, a poeira, a poluição e o tempo muito seco retiram a oleosidade e hidratação natural do fio.
Outro fator é que o cabelo também demora mais para secar depois de lavado, por isso o uso do secador se torna mais frequente. Para evitar que o cabelo fique mais seco, o truque é usarmos sempre um protetor térmico no cabelo. Também é importante hidratar bem os cabelos, pois o fio saudável é mais resistente e a hidratação é fundamental.

Temperatura do chuveiro – Evite água muito quente, pois ela retira a oleosidade natural da pele e do cabelo, provocando ressecamento. A temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus, que embaça um pouco o espelho. Se todo o espelho estiver embaçado, a água deve estar em excessivos 60 graus aproximadamente.
Uso de Secador de Cabelo – Como é mais frequente no inverno, deve-se utilizar mais longe dos cabelos para evitar o aquecimento do couro cabeludo e prevenir descamações.
Hidratação dos Cabelos – A máscara ideal para causar um efeito nutritivo aos cabelos pode conter na composição produtos derivados de vegetais (Manteiga de Karité, Manteiga de Cacau, Manteiga de Oliva, Óleo de Algodão, Óleo de jojoba), com ativos que repõem os nutrientes necessários para manter os cabelos nutridos e bonitos ao longo do inverno.
Reparação dos quimicamente tratados – Consulte um dermatologista ou tricologista, que poderá prescrever fórmulas com ativos especialmente desenvolvidos para tratar cabelos que já passaram por algum tipo de química. Busque fórmulas com ReparAge, Hydra.Sil, Capixil, AMDM, Amisol Trio, Arct Alg e Bioex Cereais.

Uso de condicionador e cremes sem enxágue – Aplicar da metade para baixo nos fios. Evitar contato com o couro cabeludo para prevenir descamações. Lavar retirando bem o produto. Creme sem enxágue também deve ser aplicado evitando contato com a raiz.
Beber muito líquido – Não devemos esquecer o consumo de água, frutas e verduras, que ajudam na hidratação.
Invista nas cápsulas – É sempre muito importante que ativos de uso oral, recomendados por dermatologistas, sejam utilizados para melhorar a qualidade e saúde desse fio. Dentre as opções: Bio-Arct, Biotina, Exysnutriment e InCell.
E você, sabia desses cuidados para o cabelo no inverno?
Fonte: Dra. Kédima Nassif (Dermatologista e Tricologista)
em 11/06/2019
Os meus cabelos sofrem bastante com o inverno.
Tento evitar ao máximo a água muito quente.
Bjus!
galerafashion.com
em 11/06/2019
usa a morna pelo menos, já ajuda!
bjs
em 11/06/2019
com banhos quentes e mais uso de secador a gente precisa mesmo redobrar os cuidados com os fios, adorei suas dicas
http://www.tofucolorido.com.br http://www.facebook.com/blogtofucolorido
em 11/06/2019
sim, essa época judia né kkkk
em 11/06/2019
Amei as dicas Wanessa, eu amo cuidar da pele, dos cabelos e no inverno esses cuidados precisam ser redobrados, né?
https://www.kailagarcia.com
em 11/06/2019
precisam mesmo <3
em 11/06/2019
Olá Wanessa!!
Gostei muito das dicas de cuidados nesse inverno!! 🙂
Um beijo,
My Pure Style x <a href = https://www.instagram.com/blog.purestyle> My Instagram x <a href = https://www.facebook.com/thestyleofhislove > My Facebook
em 11/06/2019
Ahh que bom!
bjs
em 11/06/2019
Menina se eu descuido do meu cabelo colorido no inverno ele fica tão quebradiço por causa do ressecamento natural do frio que socorro, quase fico careca. Acabo deixando pra lavar só a cabeça na água fria e depois tomo banho mesmo, porque ai não sofro tanto e posso tomar banho quentinho hehehe
Um beijo,
Quase Mineira ♡
em 11/06/2019
É uma ótima ideia, já fiz muito isso e realmente alivia o frio né?
bjs