EspanhaInterc

E hoje temos a história da Natalia que está morando e estudando lá em San Sebastián localizado na Espanha. Ela está por lá desde o ano passado apreciando a cultura, aprendendo espanhol, estudando Engenharia de Edificação e visitando os países da Europa. Natalia me disse que teve medo de encarar essa nova etapa da vida dela, mas está satisfeita e muito feliz!

11714_356497571118382_1202596041_n

1- Como fez pra escolher o lugar do intercâmbio?

Eu estou fazendo intercâmbio através do programa Ciência sem Fronteiras, por isso acabou que para mim não foi muito difícil fazer a escolha do local. Minha primeira opção era ir para os Estados Unidos, principalmente por causa do inglês, cheguei a me inscrever no edital e tudo, só que como necessitava do toefl como comprovante de proficiência na língua inglesa, acabei desistindo de participar, porque a prova é muito cara e pra mim era um risco que não valeria a pena correr, que seria pagar pra fazer a prova do toefl, sem saber se iria bem o não, e principalmente sem ter a garantia de que conseguiria o intercambio. Sendo assim acabei desistindo do edital, mas continuei com a ideia de tentar o intercambio para algum outro lugar.

Depois de algum tempo, abriram uma série de editais novos, porém, assim como pros Estados Unidos, a maioria pedia comprovante de proficiência em algum idioma, dependo do país, como inglês, francês, entre outros. Os únicos países que me restaram então foram Portugal e Espanha. A principio pensei em tentar pra Portugal, mas depois pensei melhor e resolvi tentar para a Espanha, para ter a oportunidade de aprender um novo idioma.

Com relação à cidade em que vim parar, isso não foi uma escolha minha. Em uma segunda fase do processo de seleção eu podia escolher 3 cursos que mais se aproximavam do que eu fazia, e para cada curso tinha a opção de colocar em ordem de preferência 5 universidades do meu interesse, que ofereciam aquele determinado curso. No meu caso eu curso engenharia civil no Brasil, e coloquei como opções de curso pra fazer no exterior engenharia civil, engenharia de edificação e engenharia de construção em obras públicas. No final, era a universidade que te escolhia. Sendo assim, fui aceita para o curso de engenharia de edificação na Universidad del Pais Vasco, em San Sebastián, o que para mim foi uma grande surpresa, porque nunca havia ouvido falar deste lugar.

535446_342589119175894_754557268_n

2- Você foi pra estudar e/ou trabalhar?

 Eu vim para estudar, mas através do próprio intercâmbio é possível realizar práticas, ou como se diz no Brasil, estágio, depois do período de estudos ou até mesmo enquanto se está estudando.

430854_318386048262868_2108312145_n

 3- Como as pessoas estão sendo com você?

Aonde estou vivendo o pessoal é bem receptivo, ajudou bastante no começo, conversa, brinca, são bastante calorosos.  Porém em outros lugares, aqui da Espanha mesmo, não é bem assim. Em muitos outros lugares senti que as pessoas são muito frias, mal-humoradas e não fazem o mínimo de esforço pra tentar entender o que você diz ou ajudar em alguma coisa.

24446_318407781594028_1515657856_n

4- O que você sente falta do Brasil?

Posso dizer que sinto falta de muita coisa do Brasil, não vou dizer que das pessoas, porque é quase certo que qualquer pessoa que viaje pra longe e pra viver tanto tempo distante, vá sentir falta da família e dos amigos. Tirando isso, sinto muita falta das comidas do Brasil, porque aqui a alimentação é muito diferente, e apesar de muitas vezes eu fazer comida em casa, tem coisas do Brasil que a gente não encontra por aqui com facilidade, ou nunca encontra, e outras que quando você encontra não tem o mesmo gosto que no Brasil. Outra coisa que sinto falta é das festas com músicas brasileiras, eu que adoro praticamente todos os estilos de músicas do Brasil, como forró, pagode, sertanejo e axé, não aguento mais ir pras festas aqui e só escutar as mesmas musicas eletrônicas de sempre.

537807_318394658262007_1479218041_n

5- Dica de passeios: praias, parques, turismo em geral e compras

Como tive a oportunidade de fazer um intercâmbio em uma cidade europeia, viajar e conhecer outros lugares e países se tornou muito mais fácil. Comparado com outras pessoas, não diria que viajei muito, mas posso dizer que os lugares para onde fui são todos ótimos, cada um com seu encanto.

Paris achei maravilhoso onde tem os pontos turísticos, como a Torre Eiffel. Barcelona também tem diversos lugares pra visitar, como o Parque Guell e a Igreja Sagrada Família. Bruxelas tem a superestrutura do Atomium e seus maravilhosos chocolates, onde não se pode deixar de experimentar o legítimo chocolate quente e os waffles de morango com chocolate. Itália é outro lugar magnifico, um pais que respira riqueza, moda e luxo, sem falar nas comidas que são de dar água na boca.

Falando agora de onde vivo, em San Sebastián, posso dizer que é um lugar simplesmente maravilhoso, apesar de nunca ter ouvido falar antes de vir para cá. A cidade em si é linda. É boa por não ser uma cidade grande, então é possível fazer uma grande parte das coisas andando. Caso seja necessário, o sistema de transporte público é excelente, sendo possível olhar os horários que os ônibus vão passar pelo google maps ou até mesmo na própria parada de ônibus. As praias também são muito boas, sendo elas 3: Playa de Ondarreta, Playa deLa Concha y Playa Zurriola. As praias ficam todas muito próximas uma das outras. A Playa de La Concha seria a mais famosa e mais frequentada e a de Zurriola, é onde se encontram os surfistas.  Além disso, tem o Monte Urgull e o Monte Igueldo que possibilitam uma vista do alto de toda a cidade, sem falar no Palácio Miramar que permite ter uma vista incrível da praia.

Com relação as compras, o ideal aqui é esperar o período de rebajas, que é quando ocorrem as trocas de coleção de uma estação pra outra. As roupas e tantas outras coisas, como óculos e perfumes, ficam extremamente baratos, valendo muito a pena realizar as tão desejadas compras.

Adorei a experiência da Nati, as fotos estão maravilhosas também. E vocês curtiram?

Beijokas!!