Continuando nossa Maratona Oscar, o escolhido de hoje é um dos meus favoritos da lista oficial, pois me prendeu do começo ao fim. E estou na torcida para que leve alguns prêmios! Perdido em Marte (Bring Him Home, 2015) é baseado no romance homônimo do escritor Andy Weir e as situações mostradas no filme são baseados em estudos reais.

perdidoemmartefilme

Tudo começa com a atual missão, Ares 3, em operação com seis astronautas a bordo. uma equipe de astronautas norte-americanos, chefiada por Melissa Lewis (Jessica Chastain), realiza um trabalho de campo. No sexto dia, acontece uma forte tempestade de areia que muda radicalmente a vida de Mark (Matt Damon). Ele é ferido, jogado para longe de seus companheiros e o equipamento em sua roupa o identifica como morto.

perdidoemmarte

A comandante Lewis faz de tudo para achá-lo, mas se eles não partissem a tempo ficariam presos em Marte. Por sorte Mark sobrevive ao acidente, porém sua situação é complicada. Ele está sem comunicação com a Terra e provavelmente precisa sobreviver por 4 anos até a chegada da próxima missão para ser resgatado. Mark passa a morar na estrutura que ficou no local e para sua sorte todos os equipamentos que são necessários para sua sobrevivência funcionam.

perdidoemmartematt

Enquanto Mark estabelece contato com a Terra, ele desenvolve um diálogo com as câmeras da nave, numa espécie de diário, com excelente bom humor o que resulta na construção de um personagem divertido. Ele é botânico e engenheiro, ou seja, suas habilidades são testadas a todo momento e a partir disso, ele inicia sua plantação de batatas dentro do Hab, além disso conserta diversos aparelhos.

Na Terra, a NASA precisa anunciar a tragédia da morte do tripulante da missão, mas a missão mais importante agora é trazê-lo de volta o que torna o resgate uma transmissão interplanetária ao vivo para o mundo inteiro. O clima do filme é de muita tensão e ação, Matt Damon está sensacional e sabe muito bem como atuar sozinho. A fotografia e os efeitos especiais é outro ponto espetacular do longa.

Confira o trailer:

Perdido em Marte concorre como Melhor Filme e Direção de Arte e Matt Damon como Melhor Ator. O filme é ótimo e pode ter certeza que agrada até quem não é muito fã de aventuras intergaláticas. 😉

E você, já assistiu?