Bom dia, leitoras! Para essa semana eu escolhi um dos meus atores favoritos, Jake Gyllenhaal. Suas interpretações, a maioria pelo menos, foram muito bem recebidas pelas críticas, resultando em declarações como a seguinte:
“Gyllenhaal alça o truque difícil de parecer tanto uma pessoa suavemente normal como uma profundamente perturbada, frequentemente dentro de uma mesma cena”
Os seguintes filmes são os meus dois preferidos de sua longa lista de atuações: Donnie Darko e o Príncipe da Pérsia.
Donnie Darko (2001)
Dirigido por Richard Kelly e produzido por Drew Barrymore.
O que chama a atenção no filme é seu personagem e seus distúrbios mentais, que o fazem ver um coelho gigante chamado Frank que o manda cometer diversos atos de vandalismo. O interessante de tudo o que acontece em decorrência disso – como Donnie enlouquecendo aos poucos, os personagens secundários se interessando cada vez mais por ele e eventos misteriosos – faz parte de algo maior que vocês podem constatar ao assistir o filme!
Donnie Darko é um jovem esquizofrênico que teme as mensagens do dia do Juízo Final, ditas por um coelho gigante. O que parece absurdo de início é na verdade uma misteriosa e encantadora viagem pela mente atormentada de Donnie, até o conceito dessa viagem no tempo transformar para sempre a sua percepção da vida e o destino das pessoas que o rodeiam.
Além de abordar viagens no tempo, emprega assuntos como teorias de física quântica somadas às críticas em relação à igreja, o relacionamento familiar, a falta de preparo das instituições de ensino e a professores déspotas que impõe uma ideia sem notar quão alienados e inerentes as regras da sociedade estão.
O filme é definitivamente uma obra única e peculiar no melhor sentido possível. Não só dentro das experiências sensoriais e visuais além de todos os símbolos e códigos abordados que enriquecem o tema principal. A cena onde Jake deixa bem claro o quão competente ele é com o seu trabalho é a em que ele está na sala da diretoria e sua diretora fala em voz alta o que ele disse para ela durante a aula. A expressão que Jake faz em seguida é simplesmente genial. Com toda a certeza esse foi o trabalho em que ele se destacou mais e um dos que mais exigiu de sua capacidade. Em minha opinião, uma excelente atuação pelos seus vinte e um anos na época.
Prince of Persia (2010)
O filme é dirigido por Mike Newell, produzido por Jerry Bruckheimer e com roteiro do criador do jogo eletrônico, Jordan Mechner.
Dastan, quando menino, foi encontrado pelo rei no que chamavam de mercado da cidade e devido a bravura que o menino apresentou o Rei se encantou por ele e o adotou. Ainda assim Dastan possui um brilho próprio, é carismático, aventureiro e adora desafios, quase sempre sendo o centro das atenções. Quando um de seus irmãos decide invadir e conquistar um território vizinho, Dastan o apoia na batalha. Quando vencem a guerra Dastan tem em mão uma belíssima adaga, diferente de todas que ele já viu. Esta era guardada cuidadosamente pela princesa de Alamut, Tamina. Porém, Dastan nem imagina que a adaga que ele possui e exibe não é só um simples e belo artefato, ela tem poderes e nas mãos da pessoa errada pode causar sérios problemas.
Dastan é encarregado de entregar ao seu Pai e Rei uma túnica belíssima, como um presente. A túnica foi envenenada levando o Rei a morte quase que de imediato na frente de todos, obviamente Dastan se torna culpado e acusado de traição o mesmo tem de fugir as pressas com a adaga e a princesa Tamina que insiste em acompanhá-lo para protegê-la.
Nessa jornada, Dastan descobre o verdadeiro poder da adaga e o motivo da princesa ter se empenhado tanto em mantê-la a salvo. Ele percebe então que sofreu um golpe e que estão tentando destruir o reino. Durante o filme, o príncipe procura por provar sua inocência e muitas cenas de ação surgem.
Os viciados em jogos de vídeo-game ficaram decepcionados com o filme, assim como aconteceu com Lara Croft: Tom Raider e outros filmes baseados em vídeo-game. Eu particularmente adorei e achei muito divertido, principalmente por ter uma boa dose de romance e homens da idade média com belos corpos seminus lutando e exibindo toda sua virilidade na ponta de suas espadas.
Pra quem já viu os filmes ou pelo menos um deles, compartilhem com a gente o que vocês acharam. E pra você que ainda não assistiu, boa sessão!
Beijinhos!
3 COMENTÁRIOS
LalaIsmerim
11 anos atrásAi Jake! *-*
Adoro todos os filmes dele!
Nunca assisti Donnie Darko mas vou procurar no final de semana.
Beijo
Camila
11 anos atrásEle é muito lindinho!
Amo Donnie Darko! Marcou minha adolescência.
Outro que eu gosto DEMAIS com ele é o Love and Other Drugs <3 <3 <3 lindo, né?!!
Beijo!
Diise
11 anos atrásGosto dele!
Adoro Príncipe da Pérsia!
Bjo