Pesquise aqui...
TOP
Diversos

5 motivos para começar uma alimentação saudável

Há 2 anos atrás resolvi mudar totalmente minha alimentação.

Comer mais frutas, verduras, estipular horários para todas as refeições e beber mais água e chá.

Ao longo desta mudança na alimentação vários kilos foram perdidos e isso me motivou muito a continuar não só pela estética e sim pela saúde e o bem-estar de se sentir leve e livre para fazer qualquer coisa. 😉

Atualmente, estou com mais preguiça de por a mão na massa, eu falo cozinhar para mim mesma, ás vezes acordo inspirada e faço tudo o que tenho salvo no meu Instagram de receitas fits bem fáceis de fazer (compartilho no stories a receita, segue @Wanessaoalmeida ).

A ideia do post é para trocarmos ideias, inspirações e informações para nos alimentarmos cada vez melhor, até porque o corpo agradece diariamente e isso te dá mais motivação de fazer tudo o que precisa: estudar, trabalhar, viajar, ler, correr e se exercitar.

1- Mude sua cabeça

É por aqui que o primeiro passo deve começar, mudar a forma de pensar sobre sua alimentação. O brasileiro come muito mal: fast-food, doces, frituras, massa e álcool e isso acaba com o nosso organismo.

Alguma hora o seu corpo acaba respondendo com alguma gastrite, refluxo, diabetes ou outro tipo de problema de saúde.

A dica mais importante que eu aprendi foi entender como nosso corpo funciona com o que comemos diariamente, pesquisar e se informar sobre o que você come e o que compra, realizar exames de sangue e outros específicos, caso o seu médico peça. E esqueça essa ideia de que “eu não preciso me cuidar” por mais que seus exames estejam certos.

Preserve sua saúde e seu futuro!

2- Ler rótulos de produtos

Depois de ler muitas informações de como entender rótulos aqui, o que significa proteína, carboidrato, ferro, amido de milho, essas palavras desconhecidas em rótulos de industrializados e produtos em geral no supermercado foi me ajudando a entender sobre calorias.

Eu nunca fui louca de ficar contando calorias, mas acho importante entender o que está escrito nos rótulos para você ver como o produto foi feito e ir construindo sua alimentação diária.

Até porque tem muito produto falso que se diz “saudável” e vem fantasiado com nomes desconhecidos e contém muita açúcar, sal ou farinha.

Por exemplo, deu uma escorregada na alimentação ao longo do dia com algum doce, massa ou sua comida favorita, vale voltar para as coisas saudáveis que você come sem o menor problema.

A data de validade é outro ponto essencial, existem estabelecimentos que não estão nem aí e vende produto vencido. Consciência com o que você coloca na boca, isso vale para alimentos saudáveis e não-saudáveis.

3- Invista nos produtos orgânicos e integrais

Existem produtos naturais, orgânicos e integrais. Ultimamente, os que participam mais da minha alimentação são os orgânicos e integrais. Existe uma grande diferença entre os 3 produtos.

Os produtos naturais são aqueles produtos que não contém ingredientes químicos, como corantes, aromas, conservantes e sabores artificiais, mas por faltar informações específicas você deve observar como seu organismo funciona.

Já os produtos orgânicos são produzidos a partir de matérias primas que foram cultivadas sem a ação de agrotóxicos e respeitando o meio ambiente.

Em relação aos produtos integrais, são os produtos produzidos a partir de cereais que não foram processados e que preservam o farelo e gérmen de trigo. O benefício destes produtos são as fibras, nutrientes e vitaminas que o corpo precisa diariamente.

4- É realmente necessário cortar glúten, lactose, fast-food ou doce?

Virou obsessão isso de cortar glúten, lactose, fruta, fast-food, doce, massa e não comer absolutamente nada.

Sei que é um papo chato para todo mundo, principalmente para quem tem alergia ou nenhum problema com os alimentos citados.

O que vale é ter um acompanhamento nutricional para entender se precisa mesmo ingerir, cortar ou reduzir totalmente de sua alimentação.

Tudo na vida deve ser equilibrado, portanto entenda e pesquise mais sobre o que você deseja cortar de vez da sua vida, conhecer seu metabolismo, seu corpo e ver como tudo funciona ao longo do tempo.

5- Dieta e exercício

Dieta balanceada, restrita, low carb entre outros nomes que as pessoas inventaram por aí.

Cuidado com essa moda de dietas loucas, elas podem ajudar mais não funcionam para sempre, tá? Aprenda e adote para sua vida a reeducação alimentar, aprenda a comer comida de verdade, estabelecer horários para o seu dia-a-dia e ver como o seu corpo vai reagir ao longo dessas mudanças.

Eu já segui dietas e sempre tive o efeito sanfona, o que melhor funcionou é a reeducação alimentar, segui um plano de vida e adotei para sempre.

O difícil é começar depois disso é continuar, quando você parar vai perceber que o seu corpo responde de maneira diferente!

Em relação ao exercício o melhor é procurar o esporte que te faça feliz: natação, corrida, caminhada, musculação, dança ou qualquer outra modalidade. Faça algo que não te deixe com preguiça de fazer, que seja sua hora de prazer diária e que você se sinta bem fazendo isso.

Me alimento e bebo muita água, bem sempre que possível, porque sou formiguinha ás vezes a gente escorrega mais volta para o lugar hahaha.

E você, tem-se alimentado como? Gosta de cuidar da saúde? 😀

Dia de Brilho

«

»

8 COMENTÁRIOS

  • Carol R

    Nunca compro nada sem ler o rotulo
    bjs

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      duas!!
      bj

  • blogkailagarcia

    Engordei muito depois que casei e quero muito voltar praticar a reeducação alimentar e exercícios, faz toda a diferença para a nossa vida!
    http://www.kailagarcia.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      faz mesmo Kaila, cuide-se!

  • Marisa Cavaleiro

    Eu gostaria de me alimentar melhor mas estou com problemas intestinais e não posso comer quase nada.. nem verduras nem derivados do leite nem leguminosas … assim fica difícil né?

    Xoxo from Portugal

    marisasclosetblog.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      esses problemas são bem chatos mesmo Marisa 🙁
      xo

  • Silvana Souza

    A prática de uma atividade física, com uma boa alimentação e acompanhamento ai nutricionista faz mesmo toda diferença!
    Gostei de conhecer um pouco da tua história!
    Beijos http://www.silalmeida.com

    • blogdiadebrilho
      AUTHOR

      Faz mesmo, obrigada 😉
      bjs

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]