Pesquise aqui...
TOP
Livros

Livros para ler no inverno!

large (1)

Olá pessoas! Estou de volta após duas semanas de ausência por motivos universitários (lê-se: exploração dos professores). Enfim! Essa é a minha última semana na faculdade nesse semestre, acredito que os compromissos escolares de vocês também estão chegando ao fim.  Sinto cheiro de férias!  Já posso imaginar minhas manhãs de sono, madrugadas na internet, filmes, séries, livros… O paraíso!
Então vamos ao que interessa, leitoras. Nessa semana, véspera de férias, eu vim indicar alguns livros bem legais para vocês curtirem durante esse “winter break”.

livros

1 – A Última Música (Nicholas Sparks)

A Última Música conta a história de Ronnie, uma garota rebelde cujos pais se separaram e logo o pai acaba se mudando para Wrightsville Beach, North Carolina. Desde o divórcio, Ronnie não se relaciona bem com sua mãe, mas principalmente com o pai que não via há alguns anos.  Deixou para trás até mesmo sua paixão, o piano, e a vontade de um dia entrar para Julliard. Steve, seu pai, era pianista e a ensinara tudo o que ela sabia. A última coisa que ela gostaria era trazer lembranças de quando compunham juntos, o que a faria querer um tempo que não tinha volta. A mãe, disposta a mudar a situação, manda Ronnie e seu irmãozinho para Wrightsville Beach para passarem o verão com Steve.

Viajando contra sua vontade, ao chegar à cidade Ronnie apenas se aborrece mais. Cidade pequena, não há nada para fazer, aparentemente todo mundo se conhece… Ela simplesmente não achava que agüentaria ficar ali por tantos meses.

“– Oi, querida. É bom ver você.
Ronnie não respondeu.
– Não seja rude. Seu pai está falando com você. Diga alguma coisa.
Kim a repreendeu.
Ronnie cruzou os braços:
– Tudo bem. Olha só, não vou tocar piano para você.”

Steve faz o possível para fazê-la se sentir confortável, mas Ronnie permanecia relutante, sempre o tratando mal. A garota se mete em algumas confusões e conhece más companhias. Eis que surge Will, um garoto que a faz se sentir bem novamente pela primeira vez em três anos, uma brecha para que outros sentimentos substituíssem o ódio e a mágoa.

“… Will olhou pela janela.

– Você acha que poderíamos dar um passeio?

Dessa vez ela sabia com certeza que ele queria passar um tempo a sós com ela – porque ele gostava dela, mesmo sem ter certeza se ela sentia o mesmo.

Olhou bem nos olhos dele:

– Adoraria dar um passeio.”

O verão segue cheio de surpresas, incluindo uma reaproximação com Steve. A música volta à sua vida, bem como o seu humor. Ela podia ver graça novamente.
No entanto, Ronnie vê sua felicidade se desmoronar mais uma vez.

“– Se nem estava pensando em me contar, por que me fez vir para cá? Para que eu pudesse ver você morrer?
– Não, querida. É exatamente o contrário. Pedi para você vir para que eu pudesse ver você viver.”

Soa como uma história clichê, mas é um livro muito realista. Eu acredito que muitas garotas se identificam com a história de Ronnie, principalmente com a relação entre ela e os pais. O modo como Nicholas colocou a música, um elo entre Ronnie e Steve, é muito especial.

“Apesar de sua condição, ele parecia entender o que Ronnie tinha feito. Aos poucos, viu sua expressão de interrogação ser substituída por uma de deslumbramento. Ao olhar para o piano exposto em seu canto na sala, ela soube que havia feito a coisa certa. Inclinando-se, deu-lhe um beijo no rosto.
– Terminei a nossa música. Nossa última música. E quero tocá-la para você.”

 

2 – O Senhor da Chuva (André Vianco)

Minha próxima escolha é um livro cujo autor é brasileiro.

O livro conta a história de um jovem e problemático traficante, já em más condições de vida. Em seguida somos apresentados a Thal, um anjo que se une a Gregório e passam a formar um novo ser, corpo de humano e alma de anjo. Gregório começa a perceber muitas mudanças tanto físicas quanto dos próprios valores e sentimentos. Uma das coisas que mais me agradou ao ler foi o fato da chuva revigorar e fortalecer os anjos e agora o próprio Gregório. A cena descrita por Vianco fica muito convincente.

Gregório continua com suas batalhas e desafios humanos na terra, Thal sofre as conseqüências por habitar um corpo humano e assim dando espaço para uma nova e grandiosa guerra contra as trevas. Os dois começam a buscar guerreiros para talvez uma das maiores batalhas entre anjos e demônios.

Sobre a escrita do autor, eu acho que facilitou muito a leitura e compreensão do que ocorre, alguns pontos são muito bem trabalhados como a aparência dos anjos e os conceitos de batalha, preparação e cenas. Particularmente, eu acho que esse autor contribui muito para a ficção em nosso país, principalmente porque não se vê muitos livros bons desse gênero literário por aqui. Pelo menos eu nunca li um que fosse tão bom quanto os do Vianco.

 “Gregório estranhou que, mesmo antes da esfera aterrizar, os anjos se agitaram, desembainhando as armas de luz.

A esfera revelou um anjo alto e magnífico, o mais forte de todos ali, com asas cor de ouro e pele quase humana, sem nenhum tom de metal. Os olhos eram duas brasas azuis cintilantes. Mantinha a espada guardada e as mãos longe da bainha. A figura era impressionante.
… – Está bem, nobre guerreiro. O que está feito está feito”.

 

3 – A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)

A história se passa em 1945, em Barcelona. Daniel Sempere, o personagem principal, é um garoto de onze anos que perdeu a mãe muito cedo. Em uma madrugada, inundado pela tristeza ao perceber que não se lembra das feições dela, não consegue dormir. Seu pai decide levá-lo a um misterioso local histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos.

“– Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e que sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece”.

Em tal lugar, repleto de livros que ninguém quis guardar, Daniel encontra “A sombra do vento”, um livro que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para segredos que ele jamais poderia imaginar.

 “Certa ocasião ouvi um cliente habitual da livraria de meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde – não importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou nos esqueçamos – iremos retornar. Para mim, essas páginas enfeitiçadas serão sempre as que encontrei entre os corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos”. Daniel Sempere. 

A história o fascina de tal forma que  Daniel quer mais livros de Julian Carax, o escritor do livro, mas logo descobre que todos os (poucos) livros da autoria de Carax foram exaustivamente caçados, comprados ou roubados por alguém de identidade desconhecida, e então destruídos em fogo. A partir daí ele se transforma em um homem obcecado pela ideia do que pode ter acontecido a esse homem e seus livros. Daniel fica intrigado e, nos anos seguintes, começa a perguntar-se cada vez mais sobre este misterioso escritor.

Até que, certa noite, nosso jovem protagonista, já na adolescência, é perseguido por um homem estranho que possui o nome do personagem antagonista do livro de Carax. Ele lhe propõe a compra de “A Sombra do Vento”, que deve ser destruído. Daniel diz que vai à procura do livro, mas na verdade decide escondê-lo novamente no Cemitério dos Livros Esquecidos e se torna determinado a descobrir o paradeiro de Julian Carax.

Conheço algumas pessoas que não gostaram do livro, acharam o texto monótono e confuso. Concordo que o início pode levar o leitor a desistir de persistir na leitura, mas insisto que vale a pena continuar. O autor é um dos meus preferidos, Carlos Ruiz Zafón. E como o próprio diz, essa é uma história de:

“Livros malditos, do homem que os escreveu, de um personagem que fugiu das páginas de um romance para queimá-lo, de uma traição e de uma amizade perdida. É uma história de amor, de ódio e dos sonhos que moram na sombra do vento”.

E para encerrar o post de hoje, estou colocando uma foto das minhas três novas aquisições que me aguardam nessas férias! Fica a dica pra quem, assim como eu, ainda não leu!

livrosférias

Vou ficando por aqui, pessoal, espero que tenham gostado das minhas indicações!

Beijinhos!

Dia de Brilho

«

»

2 COMENTÁRIOS

  • TOMATECOMACUCAR

    Oi Carol, fiquei aqui morrendo de vontade de ler esse A Sombra do Vento!!!! adorei a história ;), beijocas

  • Carolina Barboza

    Oi Carol,
    Estou com ‘A última música’ aqui em casa (na fila dos que eu comprei e preciso ler! hehe).
    Ahhh, quero muuito o ‘Morte Súbita’. Gostei das suas aquisições…
    Beijo,
     Just Carol

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

[instagram-feed]