Olá pessoal, como estão? Mesmo durante esse período de férias os dias estão corridos. Mas hoje eu vou direto ao ponto. O filme de hoje é um dos que eu mais estava esperando o lançamento, por motivos de: Benedict Cumberbatch. Como uma boa fã de Sherlock eu comecei a acompanhar o trabalho dele e não podia deixar esse filme de fora. O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014) é baseado em fatos reais e conta a história do pioneiro da computação, Alan Turing.
Em 1939 quando a Grã Bretanha declara guerra contra a Alemanha, o governo britânico monta uma equipe secreta para quebrar o Enigma, a máquina geradora de códigos que os alemães usavam para enviar mensagens aos submarinos. Um dos integrantes é o jovem Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático especialista em criptografia completamente focado em seu trabalho e com sérios problemas em se relacionar com as pessoas a sua volta. Com a aprovação de Winston Churchill, o primeiro-ministro da época, Turing logo se torna o líder da equipe.
O plano do matemático é construir uma máquina que calcula todas as possibilidades de codificação do Enigma em até 18 horas, de forma que o exército inglês receba todas as mensagens enviadas antes que a Enigma mude sua execução. Depois de alguns anos trabalhando em conjunto com a sua equipe, em especial com Joan Clarke (Keira Knightley), eles conseguem fazer “Christopher” (nome dado por Turing a máquina) fazer funcionar decodificando todas as mensagens alemãs. Entretanto, eles têm que tomar cuidado para que o exército alemão não descubra sobre a máquina e Turing tem que cuidar para que ninguém descubra sua homossexualidade, que era considerado crime na época.
Vou confessar que não sabia nada sobre Alan Turing até assistir esse filme e fiquei bem impressionada ao saber que a máquina que ele criou conseguiu diminuir a Segunda Guerra Mundial em dois anos. Inclusive eu e uns amigos conversamos um pouco sobre “o jogo da imitação”, a teoria criada por Turing que dá nome ao filme e que questiona se as máquinas são capazes de pensar da mesma forma que um humano. O que vocês acham?
Benedict Cumberbatch entrega mais uma atuação impecável e a indicação dele ao Oscar de Melhor Ator é muito justa. É difícil não se emocionar com toda a trajetória de Turing na ciência e como o “herói de guerra” terminou. Eu sou suspeita para falar da Keira Knightley então vou apenas registrar que ela está uma linda no filme e que eu adorei ela como a única mulher da equipe e enfrentando o preconceito de ser uma cientista mulher.
O Jogo da Imitação está concorrendo a oito Oscars. Entre eles, além de Melhor Filme, ele também foi indicado em Melhor Ator, para Benedict Cumberbatch e Atriz Coadjuvante para Keira Knightley.
Alguém já assistiu O Jogo da Imitação? O que achou?
Semana que vem tem mais e em dose dupla.
Beijos
em 06/02/2015
Vou assistir só por causa do Benedict hahaha
Mas já que achou bom já dei mais uma animada 😀
em 07/02/2015
Same here! O filme é ótimo, vale muito a pena!
Beijos
em 06/02/2015
Pensa numa pessoa que n vive nesse planeta, não vi nada do Oscar. Interessantíssima a temática do filme
bjs
em 07/02/2015
Nossa! Corre que dá tempo ainda, de assistir pelo menos os indicados a melhor filme
Beijos
em 06/02/2015
esse é o próximo da minha lista para pré oscar. Quero muito assistir!!! Já conhecia a história Turing e é de arrepiar, quero muito ver a atuação de Benedict.
Beijos 🙂
em 07/02/2015
Então já assiste hoje, porque vale a pena.
Eu fiquei impressionada com a história dele. Um amigo meu me contou mais.
Beijos
em 06/02/2015
Parece um bom filme! 🙂
NEW POST on http://whattostyle.blogspot.com/
xoxo,
Jessica
em 07/02/2015
É um ótimo filme. Vale a pena.
Beijos
em 06/02/2015
Quero muito tirar um tempinho pra assistir (na verdade, não consegui assistir quase nenhum indicado ao Oscar)! De todo modo, acho difícil ganhar o Oscar, já que filmes britânicos não ganham Oscar, hahaha!
http://www.chezb.com.br
em 07/02/2015
Assiste mesmo, porque o filme é excelente. Eu também acho que não ganha :/ Mas pelo um ator britânico vai levar o de melhor ator, mesmo que não seja o Benedict, pelo menos já está representando.
Beijos
em 06/02/2015
Que bacana essa historia!
Fiquei muito interessada em assistir!
Adoro filmes assim!
Beijos
em 07/02/2015
Assiste mesmo, porque é ótimo! A história é fantástica.
Beijos
em 06/02/2015
To doida para ver esse filme, parece ser bem interessante!
Bjs! http://www.juliechagas.com/
em 07/02/2015
É muito interessante. Porque é uma história que pouco conhecem e dão o real valor.
Beijos
em 06/02/2015
Também estou na maratona Oscar Wanessa! Esse eu ainda não assisti!
http://naomemandeflores.com
em 07/02/2015
Então já corre pra assistir, entrou nos cinemas essa semana e já tem para download haha
Beijos
em 06/02/2015
Concorrendo à 8 Oscars? Deve ser ótimo!!!
Preciso assistir 😀
Beijos Wan! http://www.afeminina.com.br
em 07/02/2015
É ótimo mesmo! Vale muito a pena. Não deixa de conferir.
Beijos
em 06/02/2015
Vi outro dia e adorei, não conhecia a história dele direito.
em 09/02/2015
Muito boa né?
em 07/02/2015
Eu nunca assisti mas já estou namorando essa possibilidade faz tempo, e pra estar concorrendo a 8 oscars, deve ser maravilhoso! Vou ver se consigo assistir Wan 🙂
em 09/02/2015
Assista msm Natz 🙂 a maioria dos filmes com o Benedict são mt bons 😉
em 07/02/2015
Eu também amei o filme.
É muito triste ver a desvalorização que um gênio como Alna Turing sofreu na época dele 🙁
Beijos
em 09/02/2015
Com um tanto de indicações dessas, acho que pelo menos um o filme deve levar, porque né… Pelo o que tu falou, super me interessei. Na verdade, desde a época do ensino médio sou viciado em histórias da segunda guerra mundial. Não gosto do que aconteceu, mas gosto de ver o relato das pessoas que sobreviveram ou fizeram a diferença naquela época.
em 09/02/2015
Hahaha penso como vc Adriel, tbm me interesso por esta parte pra saber como foi tudo 🙂
bjokas
em 09/02/2015
Já vai pra lista de filmes a assistir!!
beijinhos, Rê http://blogsonhosdeverao.com.br
em 09/02/2015
Eba, espero que goste 😉
bjokas
em 27/05/2016
Eu não sabia sobre Allan Turing antes do filme, mas agora eu posso dizer que deixou impressionado. Ele era um gênio, conseguiu construir essa máquina sem que haja algo semelhante na época. É uma pena que eles não sabiam reconhecer o seu trabalho.
em 27/05/2016
Verdade 🙂